ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Caravana do Esporte e das Artes chega a Pelotas na próxima semana

Atividades culturais, educativas e lúdicas serão oferecidas a estudantes e professores da rede de ensino da cidade

03-05-2019 | 17:15:25

Depois de percorrer 153 cidades de todas as regiões do Brasil, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Pelotas para mobilizar milhares de estudantes e professores em atividades culturais e educativas, totalmente gratuitas. As ações educacionais da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes são dirigidas a alunos e professores da rede pública de ensino e a gestores e profissionais das áreas da Educação, do Esporte, da Cultura e da Assistência Social.

Caravana de Esporte e Caravana de Artes chega a Pelotas dia 7 - Fotos: Celia Santos/Divulgação

De 7 a 9 de maio, o Esporte Clube Pelotas cedeu seu estádio para sediar o evento – fruto da união do Instituto Esporte e Educação e o Instituto Mpumalanga, que conta com a parceria de instituições como ESPN, Unicef, Disney, Kroton e CMPC Celulose Riograndense. A expectativa da organização é beneficiar mais de 3 mil crianças e adolescentes, além de educadores do município.

O movimento de ação e mobilização social é realizado há quase 15 anos. Na etapa de Pelotas, com apoio da Prefeitura, o evento promoverá oito modalidades esportivas – como futebol, vôlei e basquete –, duas tendas de expressão artística, com dança, música e teatro, e um espaço específico para apresentação de filmes da Disney. Ao final de cada sessão, os personagens famosos e queridos do público, Mickey e Pateta, chegarão para interagir e animar a atividade.

Os projetos deixarão para o Município materiais esportivos utilizados pelas crianças na Arena Caravana.

Como participar?

São convidadas a participar todas as escolas municipais, estaduais, particulares, assistenciais e especiais, que podem manifestar o interesse enviando e-mail para smed.caravana@gmail.com, informando o número estimado de alunos, nome do educandário/instituição e dia e turno pretendido.

Um documento de autorização dos pais e/ou responsáveis para uso da imagem também devem ser solicitado pela escola. Todas as crianças vão receber uma camiseta da caravana e o transporte dos estudantes fica sob a responsabilidade de cada instituição.

Personagens da Disney estarão presentes para interagir com o público - Fotos: Celia Santos/Divulgação

Foco nos professores

A Caravana também volta o olhar à formação dos professores de Educação Física e de Artes de Pelotas, pedagogos e estudantes. Ao todo, 160 profissionais serão capacitados nas metodologias ‘Viva com Arte’, do Instituto Mpumalanga (presidido pela jornalista Adriana Saldanha) e ‘Esporte Educacional’, do Instituto Esporte e Educação – cada método chegará a 80 docentes, que podem demonstrar o interesse pelo curso ligando para o número 3284-2620.

Os professores poderão escolher o turno da formação (manhã ou tarde) durante o transcorrer do evento. As aulas serão realizadas na Igreja São João, também apoiadora da atividade, localizada no Parque Dom Antônio Zattera, 250.

Cinema Caravana Noturno

Os fãs dos maiores clássicos da Disney terão um espaço especial na Caravana. A partir das 19h30min, as sessões com classificação indicativa livre de filmes apresentarão produções como Homem Formiga, Mogli – O Menino Lobo, Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar e Thor: O Mundo Sombrio. São oferecidas 400 vagas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e comunidade em geral. O indicado é estar presente 30 minutos antes de começar a atividade, a fim de garantir a entrada, que será organizada por ordem de chegada.

Presenças ilustres

Entre as personalidades presentes, a presidente do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser – considerada uma das maiores atacantes da história do voleibol brasileiro; Chico Teixeira – cantor, compositor brasileiro e filho do artista Renato Teixeira; e Sarah Menezes – medalhista olímpica de judô, que vai interagir com as crianças na primeira tarde de evento.

Evento também prevê a capacitação de 160 professores de Pelotas - Fotos: Celia Santos/Divulgação

Na Caravana das Artes, as tendas de música, dança e cinema receberão convidados especiais. Daiana Traversa Farías, atriz da série de televisão "Morko y Mali", da Disney Junior, visitará as crianças e estará no Cinema da Caravana para fotos. Já a cantora e compositora Luciana Oliveira participará com os alunos das oficinas musicais.

A Caravana do Esporte tem patrocínios da CMPC, Itaú, Rede, EDP e Alcoa, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte, e a Caravana das Artes conta com patrocínios da CMPC, Anhanguera, Rede, EDP, Otis e GTM, por meio da Lei Rouanet.

- Abertura oficial: terça-feira (7), às 9h, no Estádio da Boca do Lobo

- Formação de professores: dias 7, 8 e 9, das 8h às 11h e das 14h às 17h

- Atendimento às crianças: dias 7, 8 e 9, das 8h às 11h e das 14h às 17h

- Show da Caravana: dia 8, às 19h30min

- Cinema: dias 7 e 9, das 19h30min às 22h

- Cerimônia de encerramento e de diplomação dos professores: dia 9, às 17h30min

Atividades esportivas e culturais integram a programação da Caravana - Fotos: Celia Santos/Divulgação

Serviço

O que: Caravana de Esporte e Caravana das Artes, com manifestações de música, dança e percussão, além de atividades esportivas como futebol, voleibol, tênis, basquete, slackline, lutas marciais e jogos

Quando: 7, 8 e 9 de maio

Quem: voltado a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, a professores da rede pública de ensino e a gestores e profissionais das áreas da Educação, do Esporte, da Cultura e da Assistência Social.

caravana, esporte, arte, cultura, educação