ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Colônia de Férias do Vida Ativa movimenta jovens no Ginásio Karosso

Atividades físicas, esporte e brincadeiras ofertadas gratuitamente são opção de lazer durante o período de férias escolares

15-01-2019 | 18:42:41

Iniciou nesta terça-feira (15) a primeira edição da Colônia de Férias do projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Dentre as atividades, todas desenvolvidas no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”, estão as práticas de exercícios, recreação, minitorneios, brinquedos infláveis, slackline, handebol, basquete, vôlei, atletismo, rugby, futsal e ginástica olímpica.

Fotos: Paulo Ienczak

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura

A coordenadora geral do projeto, Katia Berni, conta que é uma satisfação poder abrir as portas do Ginásio Municipal para a comunidade, principalmente em janeiro, mês de férias escolares, quando sobram poucas opções de lazer gratuito para as crianças. Além disso, trabalhar jogos, brincadeiras tradicionais e motivar os jovens na prática de atividades físicas é um dos objetivos da Colônia de Férias.

“Muitos jovens vieram pensando no futebol, no vôlei, atividades já familiares, mas o interessante da colônia de férias é que estamos conseguindo mostrar outro lado, com brincadeiras e jogos, até então, desconhecidos por eles”, explica a coordenadora.

Quatro vezes mais diversão

A dona de casa Suelen Xavier, 31 anos, mãe dos gêmeos Jurgen e Huayzer, de 8 anos, da Rafaelen, 7 anos, e do Ihur, 6 anos, procurava há um tempo alguma atividade que pudesse entreter e integrar os filhos. A dificuldade para matriculá-los em algum curso de verão esbarrava nos custos que, no caso dela, são sempre multiplicados por quatro. Um dia, enquanto almoçava em casa assistindo televisão, viu a matéria no noticiário sobre a Colônia de Férias, o que chamou sua atenção.

“Exercícios, brincadeiras, a companhia de outras crianças e a orientação de professores qualificados... Tudo isso gratuitamente? Não pensei duas vezes e matriculei os quatro”, conta Suelen.
Suelen inscreveu os quatro filhos para a Colônia de Férias do Vida Ativa. Foto: Paulo Ienczak.

Um dos filhos de Suelen, que recebe acompanhamento psicológico em função de sinais de depressão, já havia sido orientado a buscar atividades que desenvolvam o corpo e a sociabilidade. “Acredito que a prática dos exercícios e dos jogos vai ajudar muito ele nesse aspecto”, conta a mãe, que também pretende se inscrever para participar das aulas do Vida Ativa voltadas aos adultos.

Irmãos participam juntos das atividades no primeiro dia da Colônia de Férias Vida Ativa. Foto: Paulo Ienczak.

O diretor de Desporto e Lazer da Smed, Sérgio Ferreira, destaca que está sendo uma oportunidade de nova experiência para os professores do Vida Ativa, que trabalham pela primeira vez com a Colônia de Férias, e também para as crianças, que terão, durante todo o período da atividade, o Ginásio Karosso somente para elas - já que em janeiro os torneios adultos ainda não iniciaram.

Está sendo muito positiva a experiência, e essa é também a oportunidade para muitos dos jovens terem seu primeiro contato com o esporte”, conta Sergio.

Com quase 200 participantes, com idades que variam de 6 a 17 anos, a Colônia de Férias do Vida Ativa segue recebendo inscrições para a lista de espera. O horário de atendimento será pelo turno da manhã, das 9h às 11h30min, e à tarde, das 14h30min às 17h, nas terças, quartas e quintas, até o dia 14 de fevereiro.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3222-1592 (Ginásio Municipal) ou 3284-2621 (Smed).

colônia de férias vida ativa, vida ativa, ginásio karosso