ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Fiocruz apresenta programas de prevenção à violência

As metodologias são voltadas a famílias e a escolas

Por Tânia Magalhães 07-12-2017 | 07:39:00

Os programas Famílias Fortes (PFF) e Elos, com resultados comprovados, em países europeus, para redução da violência, foram apresentados a Pelotas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em reunião com a prefeita Paula Mascarenhas, nesta quarta-feira (6), na sala de reuniões do Paço Municipal.

A assistente de pesquisa da Fiocruz, Eliana Berger, veio de Brasília ao Município para contextualizar os programas. Famílias Fortes é voltado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e seus responsáveis/famílias. O Elos é direcionado a menores de seis a dez anos e faz parte das atividades pedagógicas em sala de aula, do 1º ao 5º ano escolar.

Após assistir ao detalhamento dos programas, a prefeita Paula Mascarenhas comentou que o PFF e o Elos complementam o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas Pela Paz, pois são capazes de promover a preparação para o futuro; a mudança de cultura.

A Prefeitura vai avaliar os modelos do PFF e do Elos e estudar uma forma de implementá-los no Município. O Programa Famílias Fortes ajusta-se à estratégia do Cada Jovem Conta; o Elos, à Escola da Paz.

O PFF desenvolve encontros regulares e de acompanhamento a famílias em situação de vulnerabilidade social, com um mínimo de vínculos mantido. Os encontros contam com conteúdos específicos para pais/responsáveis, para jovens e para a família.

O Programa Elos traz uma estratégia de caráter lúdico, com divisão de alunos em equipes para a prática de jogos com regras que são fruto de acordos.

Para a prefeita, os programas atingem crianças e jovens com dificuldades para lidar com a ansiedade e com as próprias frustrações, promovendo domínio de si e autocontrole.

Participaram do encontro os secretários de Educação e Desporto, Artur Corrêa, de Gestão Administrativa e Financeira, Jairo Dutra, de Saúde, Ana Costa, e de Cultura, Giorgio Ronna; o presidente da Câmara, vereador Luiz Henrique Viana (PSDB), servidores, representantes da Secretaria de Assistência Social e a consultora do Pacto, Tâmara Biolo.

Programas PFF e Elos, Pacto