ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

GGI-M analisa indicadores criminais de 2018

Dados do Observatório de Segurança Pública apontam diminuição dos crimes patrimoniais

17-05-2018 | 11:46:19

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) apresentou, em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (17), a análise quantitativa dos crimes que ocorreram no Município no 1º quadrimestre de 2018. O levantamento também traz uma comparação entre o período anterior a criação do Pacto Pelotas pela Paz – de janeiro a agosto de 2017 – e posterior – entre setembro de 2017 e abril de 2018.

Conforme informações do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, nos últimos nove meses nenhum latrocínio foi registrado na cidade. Os roubos e furtos a pedestres, veículos e a estabelecimentos comerciais e financeiros diminuíram, respectivamente, 20%, 25% e 34%, no comparativo.

Fotos: Gustavo Vara

O acumulado geral de crimes, relacionando os meses antes e depois do Pacto, mostrou queda de 10,3%. A Prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância do trabalho integrado das forças de segurança pública para a diminuição dos crimes patrimoniais.

“Nas médias, apenas nos casos em transporte coletivo houve aumento, mas o compromisso das instituições de segurança continuará”, afirmou a prefeita.

Apesar do crescimento geral de 9% dos roubos ao transporte público, em análise desde o início do ano passado, o quadrimestre aponta a diminuição dos casos: 30 registros em janeiro, 20 em fevereiro, 13 em março e apenas quatro em abril.

Combate aos homicídios

“O que a gente pôde perceber é uma linha crescente em relação aos homicídios nos últimos anos. Esses casos envolvem mais de uma esfera de governo”, explicou Paula.

Os dados do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) mostram 50 homicídios cometidos em Pelotas neste ano. Entretanto, o GGI-M, por meio das Operações Integradas, trabalha na prevenção, e o judiciário na aplicação de penalidades. Como 96% das mortes foram por arma de fogo, o recolhimento de armamento ilegal foi intensificado, chegando a 599 apreensões desde janeiro de 2017. Os júris de exceção realizados pelo Foro da Comarca de Pelotas atingem a marca de 128, sendo 96 no último ano e 32 em 2018.

Fotos: Gustavo Vara

O delegado da Polícia Civil, Márcio Steffens, responsável pela 18ª Delegacia de Polícia Regional de Pelotas, destacou que cerca de 70% dos homicídios são solucionados no município.

“Eles demandam uma multiplicidade de ações. Precisamos da repressão e da prevenção para resolver esse problema, o que vem sendo facilitado pelo Pacto ao promover atuações interinstitucionais”, disse Steffens.

Nesse contexto, o tenente-coronel do 4º BPM, Eduardo dos Santos Perache, esclareceu que o combate ao tráfico de drogas também tem sido parte essencial das ações. Mais de 280 quilos de substâncias ilícitas foram apreendidos em 2018, e cerca de mil jovens devem ser instruídos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) até junho.

“As Patrulhas Especiais, as Patres, que pertencem ao Batalhão de Operações Especiais, também começarão a atuar em Pelotas, que ainda receberá o reforço de 20 novos policiais militares”, acrescentou o tenente-coronel.

A Prefeita Paula Mascarenhas finalizou:

“Nos comprometemos com a população de Pelotas. O foco número um é o combate aos homicídios e, para isso, continuaremos trabalhando com toda a energia.”

Gabinete de Gestão Integrada

Da Prefeitura, fazem parte do Gabinete as secretarias de Segurança Pública (SSP) - com forte atuação da Guarda Municipal (GM) -, Transporte e Trânsito (STT), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Qualidade Ambiental (SQA), Assistência Social (SAS), Educação e Desporto (Smed) e Saúde (SMS).

O Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, o 4º Batalhão de Polícia Militar, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, o Instituto Geral de Perícias, o Foro de Pelotas, Polícia Civil, Consepro, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, Polícia Federal, 7ª Delegacia da Polícias Rodoviária Federal, Ministério Público, 5ª Delegacia Penitenciaria Regional, Susepe e 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Confira as fotos neste link do Flickr da prefeitura.

ggi-m, segurança pública, crimes, roubo, homicídios