ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Mais de 238 mil eleitores vão às urnas no domingo

Confira informações úteis para participar do processo democrático

Por Tânia Magalhães 06-10-2018 | 11:52:30

      Domingo (7), das 8 às 17h, 238.487 pelotenses vão às urnas para votar em seus candidatos a presidente da República, a senador (dois nomes), a deputado federal, a deputado estadual e a governador do Estado. O horário é ininterrupto – as seções eleitorais não fecham ao meio-dia. É preciso levar um documento oficial com foto.      

      Pelotas conta com 757 seções eleitorais, onde são instaladas as urnas eletrônicas, mais as mesas de justificativa, que são utilizadas por eleitores que estão fora do Município de origem.        

      A apuração da votação, após as 17h, estará concentrada em dois locais. No IFSul, serão apuradas as urnas da 164ª Zona Eleitoral, que abrange eleitores do bairro Fragata. A 60ª e a 34ª serão abertas no Ginásio Municipal de Educação Professor Orocindo Azevedo Karosso.        

      A 60ª Zona Eleitoral é coordenadora das eleições 2018 em Pelotas, e abrange as áreas das Três Vendas, Laranjal, Balneário dos Prazeres, Colônia Z3, zona rural e parte do Areal. A 164ª Zona conta com o eleitorado do Fragata e, a 34ª, com o Centro, Porto, Balsa, Fátima e parte do Areal.      

      Milhares de pessoas vão trabalhar para que o processo transcorra dentro da normalidade. Cada zona eleitoral convoca mais de mil mesários. Também estão envolvidos o pessoal da Junta de Apuração, administradores de prédios e servidores, estagiários e auxiliares da Justiça Eleitoral. A Guarda Municipal apoia com escolta no deslocamento das urnas e auxilia reforçando a segurança nos Cartórios Eleitorais.

Foto: Janine Tomberg

     Além dos votos convencionais, há o voto em trânsito. Ele se dá no caso de eleitor de outro Município que tenha procurado um dos três cartórios eleitorais locais até o dia 23 de agosto, para transferir temporariamente seu Título para Pelotas, a fim de votar na cidade no dia da eleição. Se o eleitor tem dúvida quanto à localização de sua seção eleitoral, basta consultar no endereço eletrônico www.tre-rs.jus.br      

      Eleitores doentes, hospitalizados ou não, e outros casos de impedimento para comparecer à votação, têm até 60 dias para justificar a ausência, junto à Justiça Eleitoral, mediante prova da impossibilidade. Para os que estiverem fora do País, é preciso que a comprovação seja feita até 30 dias após o retorno. Todos que não justificarem receberão multa; quem não pagar fica em débito com a Justiça Eleitoral, não obtendo certidão de quitação do compromisso.

Documentos válidos

      O Título de Eleitor é importante porque traz informações da zona eleitoral e seção onde está a urna de cada cidadão. No entanto, para votar, é necessário documento com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira de habilitação.      

      É possível, ainda, contar com o aplicativo e-Título, que é o Título de Eleitor digital, disponível para Android ou iOS. Ele substitui qualquer um dos documentos oficiais com foto.      

      Certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas como prova documental para participação do eleitor no processo.

Ônibus no domingo

      Para atender à demanda de eleitores que dependerão de transporte público para deslocamento no dia da eleição, a Secretaria de Transporte e Trânsito e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas estabeleceram que os ônibus circularão de acordo com a tabela de horários de domingo com reforços na parte da manhã, quando maior número de votantes comparece às urnas.

Alterações no trânsito

     A partir das 16h, domingo, serão bloqueados para trânsito de veículos os entroncamentos das ruas Cassiano/Bento Martins, Voluntários da Pátria/Álvaro Chaves e Coronel Alberto Rosa/Doutor Cassiano.      

      Trata-se do entorno do Ginásio Karosso, onde serão concentradas, para apuração, as urnas da 34ª e da 60ª zonas eleitorais, que demandarão grande movimento de veículos, com os responsáveis transportando as urnas. A interdição do trânsito na área é para que os locais de estacionamento sejam reservados a essas pessoas, facilitando o trabalho.

Limpeza urbana  

      No próprio domingo, à noite, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) dará início ao processo de recolhimento das propagandas políticas espalhadas nas ruas da cidade.        

      O secretário Jéferson Dutra informa que, no domingo, o caminhão-varredor será utilizado para locais de maior concentração de papéis em via pública. Na segunda-feira (8) pela manhã, equipes da limpeza urbana darão início à varrição das ruas. 

Tags

eleição, documentos, justificativa, serviços

Carregando 0%
Carregando 0%