ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Vice-prefeito

Município e 26ª RT iniciam tratativas da Semana Farroupilha 2019

Vice-prefeito Idemar Barz reuniu-se com o coordenador da 26ª Região Tradicionalista na Fenadoce

19-06-2019 | 18:26:46

Na tarde desta quarta-feira (19), o vice-prefeito Idemar Barz reuniu-se com o coordenador da 26ª Região Tradicionalista (RT), Márcio Adir Corrêa, para dar início às tratativas da Semana Farroupilha 2019, em Pelotas. O encontro, que ocorreu no estande da Prefeitura na 27ª Fenadoce, foi oportunidade para o Município e a 26ª RT começarem a organizar o evento que já tem data definida: de 14 a 20 de setembro.

Foto: Michel Corvello

O período mais estendido em relação aos últimos anos é uma das novidades desta edição, comentou o coordenador, que salientou a expectativa de envolver cerca de 10 mil pessoas nas atividades. “A ideia é aproximar a comunidade, aprimorando a estrutura, mantendo a programação no Largo Edmar Fetter e promovendo oficinas que apresentem a lida do homem campeiro e as nossas tradições”, afirmou.

Para celebrar a tradição

Patrono da Semana Farroupilha de 2018, Idemar Barz lembrou a relevância de contemplar crianças e jovens nas ações tradicionalistas, incentivando apresentações artísticas e proporcionando práticas culturais. Também destacou o fato de manter a programação centralizada em um dos pontos turísticos mais visitados de Pelotas, por onde passam milhares de pessoas diariamente: o Mercado Central.

“É uma ideia que começou há dois anos e, hoje, encontra-se em um âmbito maior, contando com mais apoio e com a participação das entidades tradicionalistas. Neste ano queremos promover dois shows, um na abertura e outro no encerramento da Semana”, frisou o vice-prefeito, mencionando o fato de buscarem artistas locais, valorizando os talentos da região.

A chegada da Chama Crioula promete ser a atração principal do primeiro dia da Semana, disse Corrêa. Ele contou que ela percorrerá cerca de 600 quilômetros, “no lombo do cavalo”, desde o município de Tenente Portela, onde será acendida em 17 de agosto. Além de Pelotas, a 26ª RT compreende os municípios de Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu, que devem acompanhar a programação em setembro. Dezesseis entidades são filiadas ao movimento.

O diretor executivo do gabinete do vice-prefeito, Romualdo Cunha, e o diretor de manifestações populares da Secretaria de Cultura, Paulo Pedroso, também acompanharam a reunião. O legado do tradicionalista Paixão Cortês (falecido em agosto de 2018, aos 91 anos) será o tema da Semana Farroupilha 2019, que terá como patrono o músico César Oliveira, dupla de Rogério Melo.

Apae

No estande da Prefeitura, o vice-prefeito também encontrou a comitiva da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, entre eles, o presidente Afonso Tochetto. O grupo veio à cidade para visitar a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pelotas e estreitar relações com a direção da unidade, afirmou Tochetto. De acordo com ele, 205 Apaes no Estado são responsáveis por atender 350 municípios gaúchos; no Brasil, existem 2.220 associações.

Ame o Diogo

Idemar ainda esteve com Diogo Zarnot, o menino de Canguçu, de 1 ano e 10 meses, que enfrenta a doença Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 2. O bebê mobilizou a região, o estado e o país na campanha “Ame o Diogo”, a fim de angariar recursos financeiros, já que o único medicamento capaz de parar a progressão da AME é o Spinzara, que custa R$ 318 mil por dose. A mãe Darleni, o pai Edison e o irmão Erick também conversaram com o vice-prefeito.

Recentemente, uma notícia divulgada amenizou a angústia da família: o remédio será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiará pacientes com o tipo 1, 2 e 3 da doença. No entanto, o Spiranza só estará disponível a partir de outubro e, por isso, a campanha segue para garantir o início do tratamento de Diogo. Nas redes sociais da família, é possível encontrar as formas de colaborar com doações.

semana farroupilha, organização, 26ª RT, fenadoce