ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Novo sistema de transporte coletivo rural completa um ano

Em dez meses, mais de meio milhão de passagens foram computadas. Benefícios incluem mesma tarifa nas zonas rural e urbana

Por Tânia Magalhães 04-05-2020 | 12:34:08

Em operação desde 1º de maio de 2019, o novo sistema de transporte coletivo rural de Pelotas completa um ano com 545.265 mil passagens computadas em dez meses: de 1º de maio de 2019 a 29 de fevereiro de 2020. O modelo foi implantado graças à persistência do Poder Público Municipal que, somente na terceira tentativa de licitação dos serviços, chegou ao resultado, consolidando, entre outros ganhos aos usuários, a equiparação tarifária entre colônia e área urbana.

Hoje, a tarifa é R$ 3,95 para quem utiliza o cartão de passagens, ou R$ 4,00, cobrados dos pagantes em dinheiro – independentemente da distância percorrida. A empresa Santa Cruz é a prestadora dos serviços.

Persistência do governo atual permitiu equiparação tarifária e mais qualidade – Foto: Janine Tomberg/Arquivo
“O período de um ano mostrou que o modelo do transporte rural implementado foi um acerto. As linhas estão qualificadas e os serviços reverteram-se no aumento de pessoas que passaram a utilizar os coletivos. Facilitamos a vida desses usuários. Fico satisfeita com os resultados e, daqui para a frente, é só seguir com a fiscalização e manter a qualidade", afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

Balanço de dez meses

O balanço a seguir é referente a dez meses de operação do transporte rural licitado. Abrange os meses de maio de 2019 a fevereiro de 2020. Os meses de março e abril estão fora dos demonstrativos em razão do período atípico, motivado pela pandemia da Covid-19, quando a recomendação é o deslocamento mínimo e controlado.

Em dez meses, 545.265 passagens foram computadas, englobando tarifa integral, de estudantes, professores, bagagens e gratuidades (pessoas com deficiência, acompanhantes e idosos). Os veículos percorreram mais de 740 mil quilômetros no período, cuja média mensal chegou a aproximadamente 68 mil quilômetros de deslocamento da frota. A média de pagantes, levantada nos dez meses, foi de 45.911.

Mudanças e tecnologia

O novo sistema de transporte público rural, além da equiparação tarifária com a área urbana, ofereceu aos passageiros ônibus de qualidade, com frota padronizada, controle e cumprimento de horários e itinerários, manutenção e limpeza regular dos carros.

A tecnologia também foi implantada, por meio da bilhetagem eletrônica, do GPS, câmeras de vídeo e wi-fi em todos os coletivos. A frota é composta por 16 carros, entre os quais, quatro com ar-condicionado.

Avaliações

Secretaria de Transporte e Trânsito

Todo o processo de licitação contou com a organização técnica da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Para o secretário Flávio Al-Alam, o modelo possibilita o controle de parte do Poder Público. Segundo ele, a tarifa é um dos itens mais importantes, mas há outros, de grande relevância, que permitem a reorganização constante e permanente do sistema, como a bilhetagem, as câmeras de vídeo, e os GPSs. É viável identificar onde e quando são necessárias mudanças, em cima de dados reais.

“Em muitos meses, o movimento foi além das expectativas e projeções. A desconfiança de alguns, de que não seria possível operar com o modelo proposto, está superada. O Poder Público fez seu sacrifício para resolver a questão social”, afirma Al-Alam lembrando o papel relevante do Departamento de Transporte da STT, para a construção do sistema e “fazer acontecer”.

Secretaria de Desenvolvimento Rural

“O sistema de transporte coletivo no meio rural, instaurado neste governo, mudou a dinâmica de mobilidade das pessoas, priorizando o conforto, a segurança e a economia”, avalia o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

O secretário salienta que a orientação repassada às equipes das administrações distritais refere-se à manutenção das estradas rurais por onde passa o transporte coletivo. “Patrolamento, colocação de cascalho em pontos onde o solo apresenta maior fragilidade e abertura e aprofundamento de valas laterais e de drenos para drenagem pluvial são serviços permanentes desempenhados por nossos servidores, com o objetivo de oferecer trajetos de qualidade e segurança para os coletivos.”

Empresa Santa Cruz

Para o empresário Éverton Cruz Santos, proprietário da empresa Santa Cruz, que presta os serviços de transporte rural no Município, os resultados do primeiro ano de operacionalização do sistema corresponderam ao desafio. “Estamos felizes por desempenharmos a missão de transportadores de passageiros. A empresa fortaleceu-se com ambiente familiar. Nossos colaboradores são parceiros e integram o grande grupo com união”, enfatiza.

Prefeitura apoia serviços por meio de manutenção da infraestrutura no meio rural – Foto: Janine Tomberg/Arquivo

Santos salienta que a Prefeitura presta apoio permanente aos serviços, por meio da manutenção da infraestrutura na colônia e do repasse dos subsídios. Além das melhorias realizadas durante o ano, como a instalação de wi-fi em todos os carros, a empresa Santa Cruz programa-se para investimento em ônibus com acessibilidade. Os planos deverão se consolidar após o retorno do movimento normal nos ônibus, depois da pandemia gerada pelo novo coronavírus.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

transporte rural, um ano, licitação, tarifa, bilhetagem eletrônica, gps, câmeras de vídeo, wi-fi, licitação, investimento