ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paisagismo da Coronel Pedro Osório contempla uso da população

Projeto foi alterado para atender melhor a habitual utilização do espaço como lazer e descanso

Por Luiza Meirelles 12-02-2019 | 12:41:22

Quem gosta de aproveitar as tardes na praça Coronel Pedro Osório, sentado na grama enquanto desfruta da companhia de amigos e familiares, com sol e chimarrão, é uma das prioridades do projeto de paisagismo do local. Por isso, o espaço de lazer foi readaptado para contemplar a população que nele se reúne, cada vez mais.

A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo secretário de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, conferiu o avanço das obras e garantiu que a alteração foi feita para beneficiar os pelotenses e visitantes. “Optamos por modificar a proposta pensando no uso contemporâneo da praça e em quem gosta de ficar por aqui, sentado na grama”, justifica.

Foto: Gustavo Vara

O projeto paisagístico original tem, pelo menos, dez anos – da época em que a praça foi contemplada pelo programa federal Monumenta, que destinou recursos para a requalificação dos pisos, dos banheiros e dos bancos com base de granito. Quando retomado recentemente, a Prefeitura manifestou a necessidade de refazer a proposta, que previa a execução de caminhos orgânicos entre a grama.

O arquiteto da Secult, Fábio Caetano, afirma que a mudança foi motivada pelo uso atual do público e que o novo formato é idealizado para integrar o paisagismo e o uso da população. “Na parte em frente à Prefeitura, por exemplo, existe uma outra, elevada, que permite melhor visualização de toda a praça”, acrescenta.

A área, na esquina das ruas 15 de Novembro e Lobo da Costa, deverá ser a primeira liberada, indica Caetano. Para isso, é necessário aguardar cerca de 20 dias a fim de consolidar a grama recém-colocada no solo e, ainda, o plantio da espécie calathea tigrina.

Projeto paisagístico prevê o plantio de mais de 64 mil unidades de arbustos e forrações - Fotos: Marcel Ávila/arquivo

Obras e investimento

As obras na Coronel Pedro Osório avançam, nos três pontos que recebem intervenção, situados na esquina da rua Félix da Cunha, em direção à Prefeitura, pela rua Lobo da Costa. Ainda este mês, será cercado o quarto local: pela rua 15 de Novembro em frente à Travessa Ismael Soares. O valor de investimento na requalificação é de R$ 1 milhão e o projeto, feito pela empresa Inflorescência Paisagismo, é executado pela Marsou Engenharia Eireli, com a fiscalização da Secult.

A obra prevê o plantio de mais de 64 mil unidades de arbustos e forrações (plantas pequenas que servem para deixar jardins mais bonitos) e 4.841 metros quadrados de grama. Esta revitalização conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do governo federal, que beneficia áreas reconhecidas e protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

praça coronel pedro osório, paisagismo

Carregando 0%