ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Palestra discute o papel do Observatório de Segurança

Órgão fornece dados captados por meio das ações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M)

21-06-2018 | 17:16:53

Na tarde dessa quinta-feira (21) o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Marcelo Rossbach Aldado, ministrou uma aula aberta na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sobre o trabalho do Observatório Municipal de Segurança Pública. O encontro foi promovido pelo Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP) do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da universidade.

Fotos: Gustavo Mansur

Aldado explicou que a função do Observatório é gerir o conhecimento útil à formulação de estratégias na área de segurança, por meio da análise e criação de dados, com base em metodologia científica.

“O Observatório é fundamental para a Secretaria de Segurança Pública e para o Pacto Pelotas pela Paz. É ele que dá o suporte de informações para o serviço de inteligência dos órgãos de segurança.”, enfatiza o secretário-executivo.

O GGI-M, criado em 2007, dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), foi reestruturado no ano de 2017, para que tivesse uma efetiva funcionalidade dentro das ações do Pacto Pelotas pela Paz. O propósito de reunir as instituições que trabalham com a segurança pública para que fossem pensadas ações conjuntas, tanto na área de repressão à criminalidade quanto na de prevenção, foi mantida e ampliada. As Operações Integradas, que ocorrem desde 2017 em Pelotas, são um exemplo do trabalho executado pelos membros do GGI-M.

Prevenção

Marcelo é formado em geografia e já trabalhou como professor e diretor de escola, e também como conselheiro tutelar, época em que teve contato próximo com a violência, principalmente entre os jovens.

“O foco principal do Pacto Pelotas pela Paz é diminuir os números de homicídios, que tem atingido sobretudo os jovens”, explica Aldado.

O Comitê Integrado de Prevenção (CIP), constituído por membros de diversas secretarias e de instituições da sociedade civil, pensa estratégias para combater a violência, buscando a ressocialização de jovens e oportunizando que adolescentes expostos à situações de risco participem de projetos sociais de inclusão. O CIp é responsável por gerir os projetos Infância Protegida, Cada Jovem Conta, Justiça Restaurativa e Segunda Chance, do Pacto.

O Observatório de Segurança Pública está inserido no GGI-M, que é formado pela prefeita Paula Mascarenhas, por membros de secretarias e representantes das forças de segurança, do poder judiciário e da sociedade civil organizada. A Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Conselho Tutelar, o Instituto Geral de Perícias, a Secretaria de Transporte e Trânsito e o Ministério Público também fazem parte.

observatório de segurança pública, pacto pelotas pela paz, CIP, GGI-M