ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas é a cidade homenageada da 34ª Feira do Livro de Canoas

A prefeita Paula Mascarenhas esteve na Região Metropolitana de Porto Alegre, neste sábado, para representar o município na cerimônia de abertura da feira literária

24-06-2018 | 01:49:22

      A prefeita Paula Mascarenhas recebeu neste sábado (22), em Canoas, placa de homenagem à Pelotas durante cerimônia de abertura oficial da 34ª Feira do Livro do município, realizada na Praça da Bandeira. Até dia 7 de julho, o evento tem extensa programação com sessões de autógrafos, encontros com escritores, workshops, mediações de leituras, além de sediar 22 bancas que irão comercializar obras de diversos gêneros. Este ano, Pelotas foi a cidade escolhida para ser homenageada pela Feira – considerada a segunda maior do Rio Grande do Sul. 

Fotos: Derli Colombo Jr./Divulgação

      A prefeita acompanhou a abertura oficial e salientou o papel fundamental que a literatura exerce. A chefe do Executivo também cumprimentou o município pelo 79º aniversário de emancipação político-administrativa, a ser comemorado dia 27 de junho, e parabenizou a Feira pela escolha da patrona deste ano – a canoense Luisa Geisler, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura de 2010 pela sua produção de estreia “Contos de Mentira”, aos 19 anos. 

“A literatura e a arte em geral nos diferenciam, nos elevam e são responsáveis por nos proporcionar conhecimento, inclusive, de nós mesmos”, acrescentou a prefeita.

      Paula ainda enfatizou o desenvolvimento de Canoas – um dos municípios com maior Produto  Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul e que possui a quarta maior população do Estado – e mencionou o trabalho que vem sendo executado, coletivamente, em Pelotas, a fim de se construir um futuro melhor.

      A prefeita em exercício de Canoas, Gisele Uequed, afirmou que a Feira do Livro é o momento onde os núcleos de educação do município vivenciam o contato com a música, a arte e a literatura, já que conta com a participação de muitos estudantes. 

“A patrona Luisa é um exemplo e uma motivação para todas estas crianças e jovens, pois demonstra que o sonho de ser escritora não está longe de ninguém. Basta ter dedicação e paixão pelo que se faz”, justificou Gisele.

       A prefeita Paula Mascarenhas presenteou a cidade com o livro do fotojornalista Nauro Júnior, “Pelotas em Imagens”, além de mencionar o trabalho do escritor pelotense João Simões Lopes Neto. Finalizou seu discurso citando a frase “Alma forte e coração sereno”, presente em um dos contos mais conhecidos do autor, “A Salamanca do Jarau”

Fotos: Derli Colombo Jr./Divulgação

      Paula também foi recebida em Canoas pelos secretários municipais de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha, de Cultura e Turismo, Mauri Grando, e de Educação, Eliane Escobar. 

Pocket show

      Com o tema “Viva Novas Histórias”, a Feira do Livro canoense escolheu o músico Thedy Corrêa como escritor homenageado da sua 34ª edição. Neste domingo (24), o integrante da banda Nenhum de Nós ministra palestra e promove um pocket show, a partir das 18h.

Tags

feira do livro de canoas, 34ª edição, praça da bandeira, cidade homenageada

Carregando 0%
Carregando 0%