ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pelotas recebe pela quarta vez prêmio InovaSUS

Município foi reconhecido pelo projeto de reforma do Pronto Socorro feito com Mão de Obra Prisional (MOP), com apoio da comunidade e funcionários

21-11-2019 | 17:34:17

Na noite de quarta-feira (20), a Prefeitura de Pelotas recebeu o prêmio InovaSUS 2019, em reconhecimento a práticas que melhoraram o atendimento prestado à população e o uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto pelotense 'Nova arquitetura do Pronto Socorro de Pelotas: uma construção participativa', inscrito na categoria Arquitetura Hospitalar, foi um dos cinco de todo o país e o único do Estado a ser contemplado. A iniciativa incluiu a reforma do Pronto Socorro, com a participação dos funcionários e usuários na criação e execução do projeto, além da utilização do projeto Mão de Obra Prisional (MOP) e a doação de material de construção pela população e empresários.

Pelotas foi representada por servidores do município - Fotos: Divulgação/SMS

A prefeita Paula Mascarenhas lembra que o Mão de Obra Prisional começou justamente na área da Saúde, com a reforma de várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Desde então, mais de 27 já foram recuperadas pelo MOP, expandido para as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Assistência Social e de Educação e Desporto (Smed), com bons resultados. Paula destaca ainda que a intervenção realizada no Pronto Socorro teve um resultado altamente qualificado, garantindo melhores condições para quem trabalha e utiliza o serviço.

“A reforma do PS mostra que o MOP tem potencial transformador, de entrega à sociedade e, ao mesmo tempo, de reinserção dos apenados na comunidade. É um projeto que só tem lados positivos, está crescendo e tornando-se referência nacional”, afirmou a prefeita, citando a intenção do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de replicar o MOP para outros municípios brasileiros.

“Esse reconhecimento deve ser compartilhado com as pessoas que conceberam esse projeto e continuam trabalhando pela sua qualificação, fazendo de Pelotas uma referência em saúde e segurança pública, mas, sobretudo, em prevenção terciária da violência”, destacou Paula.

Esforço

Durante a entrega da premiação, a cidade foi representada pelo diretor executivo da SMS, Leandro Thurow, e pela coordenadora do MOP na Saúde, Joice Gonçalves. O cheque de R$ 250 mil foi entregue pelo ministro Mandetta durante cerimônia realizada em Brasília. Conforme Leandro Thurow, a equipe deve elaborar um plano detalhado de aplicação do prêmio para análise do Ministério da Saúde. “A ideia é investir na manutenção do MOP e em outros projetos de inovação ligados à prevenção terciária do Pacto Pelotas Pela Paz."

Participaram da elaboração do projeto pelotense, além de Thurow e Joice, Patrick dos Santos Afonso, Ana Lúcia Pires Afonso da Costa, Tania Izabel Bighetti, Suelen da Silva Arduin e Rosana Souza van der Laan.

A reforma do Pronto Socorro começou em dezembro de 2017 e foi concluída no início de 2019, pelo Mão de Obra Prisional, do Pacto Pelotas pela Paz. O espaço é referência regional para 28 municípios em urgência e emergência, cobrindo cerca de 1,5 milhão de habitantes. O PSP tem 270 funcionários e, em 2018, realizou 92.191 atendimentos.

Governo discute projetos de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz

UBS Santa Silvana é entregue após reforma feita pelo Mão de Obra Prisional

O prêmio

O InovaSUS está em sua 7ª edição e identifica, reconhece e premia a inovação na gestão do SUS em projetos que contribuem para a melhora dos indicadores de atendimento à população, pautados em uma melhor relação custo-benefício. A ideia é que essas iniciativas sejam conhecidas e possam inspirar outros municípios do país.

Cada um dos cinco vencedores - Manaus (AM), Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Pará (PA), além de Pelotas - recebeu R$ 250 mil. Neste ano, o Ministério da Saúde recebeu 194 inscrições de todos os estados. Foram selecionadas 94 propostas e, destas, saíram as cinco melhores práticas, segundo os requisitos do edital.

É tetra

Pelotas recebeu quatro vezes o prêmio InovaSUS. O primeiro em 2014, com a experiência de educação permanente em Saúde Bucal, pelo qual recebeu R$ 50 mil. Em 2015, mais duas conquistas, com R$ 250 mil pelo projeto da Rede Bem Cuidar e R$ 120 mil pelo de uso da Mão de Obra Prisional na reforma e recuperação de unidades da saúde do município.

saúde, prêmio, inovasus, mão de obra prisional, pacto pelotas pela paz, reconhecimento