ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pelotas tem 78 professores formados em Educação Empreendedora

Mais 24 profissionais foram certificados na metodologia, desenvolvida com os alunos da rede municipal dentro do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

12-11-2019 | 17:20:55

Usar a educação como ferramenta para combater a violência e mostrar novas oportunidades de futuro é uma das ações desenvolvidas dentro do Pacto Pelotas pela Paz. A qualificação de profissionais da rede de ensino também faz parte deste objetivo. Na tarde desta terça feria (12), 24 professores receberam o certificado referente à formação em Educação Empreendedora, durante um curso realizado no Pelotas Parque Tecnológico.

O Município chegou à marca de 78 docentes capacitados. Eles trabalham no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), voltado aos alunos das escolas de Ensino Fundamental, em parceria com o Sebrae. Em nove cursos, um para cada ano, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor, promover a ecossustentabilidade, ética e cidadania, cultura da inovação e cooperação, na sala de aula e fora dela também.

Fotos: Gustavo Vara

Criar condições para que crianças e jovens descubram seus potenciais, que tenham a oportunidade de desenvolver talentos, é um desafio para a educação, ressaltou a prefeita Paula Mascarenhas. A gestora lembrou aos professores que a obrigação da escola é oferecer experiências variadas, levando conhecimento, a fim de ver quais assuntos vão entusiasmar os estudantes, a exemplo do Jepp.

“Nem todo mundo vai ser empreendedor, mas muitos podem ser e não saber que têm essa capacidade dentro de si; podem passar a vida sem descobrir, se a gente não criar essa oportunidade. Temos que plantar nos nossos alunos a curiosidade, a capacidade de se adaptar, de buscar conhecimento e de se conectar com o mundo. É isso que estamos fazendo com a Educação Empreendedora” afirmou a prefeita.

Ao longo das aulas, dez comportamentos são trabalhados, como resiliência, compromisso e dedicação, valores que incentivam um novo olhar. “Vai além da figura do empresário. É empreender na vida”, explicou a supervisora do Jepp, Sibele Mirapalhete.

Novas perspectivas

A partir do projeto, pequenas mudanças de hábito são perceptíveis entre os alunos, a partir do perfil detectado no Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Maior pontualidade, análise dos “riscos calculados” - como a presença em sala pode afetar o resultado em uma prova -, maior esforço nos trabalhos de longo prazo, entre outros.

Uma mostra de como a Educação Empreendedora pode transformar vidas foi apresentada pelo fundador da startup Fácil Consulta, Ramiro Martins. A empresa, localizada no Parque Tecnológico, surgiu a partir de interesses e questões apresentadas ao estudante de Administração por meio da metodologia.

Hoje, a Fácil Consulta – que aproxima pacientes de médicos, descomplica a marcação de consultas e oferece preços mais em conta pelo atendimento – possui oito funcionários, com expectativa de expansão, e já movimentou quase R$ 2 milhões.

“Isso nos dá confiança pro futuro de que dá para fazer coisas bacanas! Precisamos de pessoas assim, interessadas e, pra isso, estímulo. Gente talentosa temos por todos os cantos da nossa cidade e, certamente, na nossa rede municipal”, disse a prefeita Paula aos professores formados.

A entrega de certificados foi acompanhada pelo secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa; pelo assessor especial do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto;, e pelo gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Fabrício Burkert.

Fotos: Gustavo Vara

Jepp

Os 24 formandos somam-se aos 54 professores docentes da rede pública que já eram instrumentalizados para a aplicação da metodologia, desenvolvida em 17 escolas só no último ano. A implantação da Educação Empreendedora alcançou mais de 3 mil estudantes das zonas urbana e rural de Pelotas por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desde 2017.

Todos os profissionais receberam formação específica com os consultores do Sebrae, assim como material didático de apoio à prática desenvolvida nas escolas e material específico para os alunos, de acordo com a faixa etária.

pacto pelotas pela paz, educação empreendedora, jepp, jovens empreendedores primeiros passos, professores