ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita debate sustentabilidade urbana em conferência internacional

Evento realizado em São Paulo reúne gestores de municípios do mundo todo

18-09-2019 | 16:50:43

Paula Mascarenhas foi uma das gestoras convidadas para a Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis realizada nesta quarta-feira (18), em São Paulo. A prefeita fez parte da Rodada dos Prefeitos, que reuniu gestores municipais de todo o mundo, com o objetivo de trocar experiências, discutir e compartilhar ideias sobre sustentabilidade urbana. Cada participante teve a oportunidade de falar sobre as ações realizadas em seus municípios, as lições aprendidas e de que forma as iniciativas afetam a vida da população.  

Evento está sendo realizado em São Paulo - Fotos: Laura Dourado/Cidade Sustentáveis

Durante o encontro, Paula aproveitou para debater a necessidade de ampliação do conceito de sustentabilidade e apresentar as melhorias realizadas na mobilidade urbana de Pelotas, com destaque para o BikePel - que se inicia em 1º de outubro -, para os quase 60 quilômetros de ciclovias existentes na cidade e para o sucesso da licitação dos transportes públicos urbano e rural. 

A chefe do Executivo citou ainda os projetos de regularização fundiária levados adiante no município; os investimentos em infraestrutura e limpeza urbana realizados pelo Poder Público, incluindo a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo e a ampliação da coleta seletiva, que hoje atende 80% da cidade. 

A prefeita integrou duas mesas de conversa, junto a gestores da China, Senegal, México e Bahia. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades, o que gera uma série de desafios às administrações municipais. 

“Discutimos questões como mobilidade urbana, sustentabilidade e segurança pública, assuntos inerentes à gestão pública e comuns a todos os municípios do mundo”, disse a prefeita, para quem a troca de experiências foi muito positiva e permitiu o compartilhamento de ideias criativas.  

Presenças nacionais e internacionais

A Rodada foi moderada pelo jornalista especialista em Gestão Ambiental, André Trigueiro, e recebeu agentes públicos de todo o mundo, como o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; a vice-prefeita de Paris, França, Penélope Komitès; o governador de Abidjan, Costa do Marfim, Beugré Mambé; o prefeito de Sandiara, Senegal, Serigne Diop; a prefeita de Lauro de Freitas, Bahia, Moema Gramacho; o prefeito de La Paz - Baja California Sur, México, Ruben Gregorio Muñoz Álvarez; e o prefeito de Ningbo, China, Shen Min; dentre representantes de vários países.

O evento

Promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis, pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e pela Prefeitura de São Paulo, o evento recebeu o apoio estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility). A Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis vai até o dia 20 de setembro, em São Paulo, e integra a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis e o 3º Encontro Global da Plataforma Global Cidades Sustentáveis.

Declaração de São Paulo

No evento foi anunciada a Declaração de São Paulo, documento para destacar a importância de soluções integradas às mudanças climáticas, perda de biodiversidade e desigualdade social. As cidades foram convidadas a expressar apoio à Declaração gravando, desenvolvendo e compartilhando soluções relevantes para seus contextos únicos. Aqueles municípios que assinarem a declaração serão reconhecidos como cidades líderes mundiais em sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. A prefeita Paula Mascarenhas foi uma das gestoras a assinar o documento.

Tags

conferência, cidades seguras, prefeita paula mascarenhas, sustentabilidade, mobilidade urbana

Carregando 0%
Carregando 0%