ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeita e secretários acertam ações do Pacto Pelotas pela Paz

Grupo discutiu participação no Fórum de Segurança e projetos ArtCon P e Apac

Por Joice Lima 16-04-2019 | 20:05:26

Na tarde desta terça-feira (16), no Paço Municipal, a prefeita Paula Mascarenhas reuniu os secretários envolvidos no Pacto Pelotas pela Paz para tratar da participação no Fórum de Segurança, que será realizado dias 29, 30 e 31 de maio em Pelotas. O grupo também discutiu outros projetos, como o ArtCon P – voltado à produção de artefatos de concreto por apenados – e a criação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Fotos: Gustavo Vara.

A prefeita destacou que está sempre atenta às ações que são desenvolvidas pelo Pacto Pelotas pela Paz e enfatizou aos secretários que o Fórum será uma oportunidade para apresentar à população um resumo dos projetos e os resultados positivos já alcançados. Dividido em cinco eixos, o Pacto conta com 18 estratégias, mais de 30 projetos e 190 ações. Os secretários foram orientados a rever suas metas e indicadores, que serão apresentados no Fórum.

“É o nosso momento de prestar contas sobre tudo o que vem sendo feito pelo Pacto, mas também é muito importante que tenhamos tempo para ouvir a população, suas críticas e sugestões. Esse retorno é fundamental”, apontou Paula.

O secretário interino de Saúde, Leandro Thurow, fez uma breve apresentação sobre o projeto ArtCon P, que vem sendo desenvolvido no Presídio Regional de Pelotas e deve ser inaugurado nas próximas semanas. Thurow lembrou que o projeto, que fabrica tubos de concreto e dará trabalho a detentos, afina com o olhar voltado à efetiva ressocialização de apenados do Pacto.

Por iniciativa da Secretaria de Saúde (SMS), que fez o projeto acontecer e contou com a contribuição de diversas secretarias municipais, o ArtCon P passará a ser gerido pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) e também ganhará uma arte-mural, sob orientação da Secretaria de Cultura (Secult). O projeto não envolverá dinheiro entre secretarias e será voltado à demanda do município. Assim, a secretaria que precisar de peças em concreto deve fornecer o material e os tubos ou blocos serão produzidos gratuitamente. Presente na reunião, o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, fez a primeira encomenda: pré-laje para o prédio da autarquia localizado ao lado da UPA Bento.

Paula ficou entusiasmada com o projeto da Apac, um centro de integração social e trabalho para apenados em regime fechado, que funcionará em um espaço de 12 mil m² de área coberta, cedido pelo governo do Estado, em terreno localizado próximo ao Centro de Eventos Fenadoce. “Trata-se de um modelo prisional autogerido por apenados que tem um resultado extraordinário na sua recuperação e reinserção na sociedade”, destacou a prefeita.

Antes de encerrar a reunião, Paula frisou que os secretários devem manter atualizados os relatórios dos projetos do Pacto Pelotas pela Paz no Projes. “São esses relatórios que nos permitem acompanhar o status atual de cada projeto, suas metas e indicadores e também conhecer suas dificuldades, para que juntos possamos buscar soluções”, ressaltou o coordenador do Pacto, Samuel Ongaratto.

Também participaram da reunião os secretários de Cultura, Giorgio Ronna; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Antônio Ozório Campos; pela Assistência Social, o secretário Luiz Eduardo Longaray e Aline Crochemore; pela Educação, o secretário Arthur Corrêa e Loreni Peverada; pela Habitação e Regularização Fundiária, o secretário Ubirajara Leal e Cláudia Leite; o assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo; a procuradora Geral, Luciane Moreira, e a chefe de gabinete da prefeita, Kelli Schaefer.

pacto pelotas pela paz, fórum de segurança, artcon p, apac, projes