ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Serttel apresenta proposta e BikePel começa a operar em 90 dias

Empresa responsável pela Zona Azul mostrou interesse em atuar com o serviço de compartilhamento de bicicletas, que começará com 100 veículos em 12 estações

22-06-2019 | 13:07:28

Dentro de 90 dias o BikePel deverá estar em pleno funcionamento. Ao menos, é essa a expectativa da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), que aprovou o projeto executivo apresentado pela Serttel, na última terça-feira (18), para a implementação do serviço de compartilhamento de bicicletas na cidade. A empresa responsável pelo Estacionamento Rotativo recebeu da Prefeitura o termo para atuar, também, como Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC).

Na proposta estão contempladas 100 bicicletas no modelo dockless – em que não há a necessidade de paradouros –, espalhadas por 12 estações na Zona Urbana, escolhidas pela Serttell a partir de locais sugeridos pelo Município. O aluguel dos veículos vai ser viabilizado por um aplicativo e em duas modalidades: por tempo, em que a cada 15 minutos de viagem é cobrada a taxa de R$ 1,50; e assinatura mensal, em que o usuário pagará R$ 20,00 para utilizar o sistema quantas vezes quiser dentro de 30 dias, respeitando 30 minutos de uso com intervalos de 15 minutos entre as viagens.

Município regulamenta serviço de compartilhamento de bicicletas

Rede cicloviária de Pelotas recebe nova pintura

Aplicativo facilita pagamento do estacionamento rotativo

O Executivo decidiu apostar na iniciativa pelos benefícios que traz à comunidade, como a melhoria na qualidade de vida e o estímulo ao uso de um transporte alternativo, o que faz bem para toda a cidade, ressaltou a prefeita Paula Mascarenhas. “Investimos muito em ciclovias e ciclofaixas, desde o governo do ex-prefeito Eduardo Leite, mas faltava esse estímulo pra que as pessoas realmente usem a bicicleta cada vez mais. Fico muito feliz que a gente vá poder oferecer isso pra nossa população em breve”, disse.

Tecnologia como aliada

A plataforma é similar ao aplicativo da Zona Azul, que funciona com cartões de crédito. Para destravar a bicicleta é preciso realizar a leitura de um QR Code localizado acima da roda traseira, por meio da câmera do celular. O horário de funcionamento do BikePel será das 6h às 23h.

Haverá a cobrança extra de R$ 1,00 a cada 15 minutos excedidos do tempo previsto. Outra penalidade é para quem devolver a bicicleta fora da área de cobertura do sistema, com a taxa de R$ 30,00. Essas medidas buscam evitar o extravio dos veículos.

O app do BikePel ainda permitirá travar a bicicleta sem devolvê-la, em paradas rápidas ao longo do percurso. O secretário Flávio Al Alam explica que, se o usuário quiser parar em uma padaria, por exemplo, poderá bloquear o QR Code durante estes minutos e mesmo assim continuar com o veículo até finalizar a devolução pelo aplicativo.

Estações de compartilhamento

Em abril, quando regulamentou o BikePel, a Prefeitura sugeriu 17 locais iniciais para implementação do projeto, priorizando os mais de 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas presentes na cidade, além de instituições de ensino. Destes, a Serttel escolheu os 12 a seguir:

O prazo para que o sistema comece a operar coincide, ainda, com o início da primavera, o que Al Alam vê como um ponto positivo. Conforme o secretário, a época de aumento gradual das temperaturas torna mais propício o uso das bicicletas como meio de locomoção, bem como estimula o ciclismo como prática esportiva ao ar livre.

O design ainda não foi definido, mas as bicicletas deverão ser nas cores amarela e preta ou laranja e preta, com a logomarca do projeto, da Prefeitura, da Serttel e de possíveis patrocinadores.

O que é o BikePel?

O decreto nº 6,165/2019, sancionado pela prefeita Paula Mascarenhas em 12 de abril, regulamentou o serviço de compartilhamento de bicicletas em Pelotas. Nomeado BikePel, o projeto tem por objetivo melhorar a mobilidade urbana no município, explorando o relevo plano e a rede cicloviária, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O formato se dá como concessão, que pode ser explorada por mais de uma OTTC, com ou sem estações fixas. A Prefeitura decidiu por seguir este modelo, e não a proposta anterior de licitação para uma única empresa, em decorrência das melhorias tecnológicas vistas na área nos últimos anos – a exemplo do sistema dockless.

ciclismo, ciclovia, ciclofaixa, bicicletas compartilhadas