ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Transporte coletivo contará com botão de pânico

Dispositivo instalado nos ônibus e celulares - pelo CittaMobi - encaminhará os alertas para a Guarda Municipal

20-06-2018 | 12:44:34

Os usuários do transporte coletivo de Pelotas passarão a contar com o Botão de Incidente Grave para denunciar crimes ocorridos nos ônibus. O aditivo do contrato para execução do serviço foi assinado na manhã desta quarta-feira (20), entre a prefeita Paula Mascarenhas, representantes do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) e a empresa Cittati.

Medida busca aumentar a segurança e estimular o uso dos coletivos - Fotos: Gustavo Vara

Conhecido popularmente como botão do pânico, o dispositivo será disponível para a população nos celulares, através do aplicativo CittaMobi, além de estar instalado nos veículos para uso de motoristas e cobradores. O alarme terá destino à central da Guarda Municipal (GM), acusando a localização do chamado.

“Essa demanda foi construída coletivamente pela Câmara de Vereadores com acolhimento da Prefeitura e do Consórcio. Com isso, podemos oferecer mais segurança e estimular o maior uso dos coletivos”, disse a prefeita.

A diminuição dos roubos ao transporte coletivo, desde o início do Pacto Pelotas pela Paz, foi um ponto destacado por Paula. O trabalho integrado, resultado da campanha que prioriza a segurança pública, levou à diminuição de 20% dos incidentes apenas no primeiro quadrimestre de 2018.

Na terça (19), Guardas Municipais passaram por treinamento para conhecer a utilização do sistema, que será incluído na próxima atualização do CittaMobi e vem para somar-se aos esforços realizados na área.

Ocorrências serão encaminhadas à Guarda Municipal - Foto: Divulgação

O vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, o Comandante da GM, Sandro Carvalho, o secretário executivo do Observatório de Segurança Pública, Marcelo Rossbach Aldado, o secretário executivo do CTCP, Enoc Guimarães, e o vereador Éder Blank (PDT) acompanharam a assinatura.

segurança pública, transporte coletivo, ônibus, botão de pânico, botão de incidente grave, guarda municipal