Erro! CEO Jequitibá inaugura com garantia de 50% de aumento nas verbas

18 Jun 2012 17:56   Redator(a): Alessandra Meirelles 10052

CEO Jequitibá inaugura com garantia de 50% de aumento nas verbas

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi oficialmente inaugurado na manhã de hoje (18), com a participação de representantes da Prefeitura, Ministério da Saúde (MS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em sua fala, o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, anunciou o incremento imediato de 50% nos incentivos federais para custeio, totalizando R$ 9,7 mil.

O CEO, que já está em funcionamento, em caráter experimental, nas dependências da Faculdade de Odontologia da UFPel, na rua Gonçalves Chaves, 457, começará a atender efetivamente nesta terça-feira (19). O serviço é disponibilizado pela Prefeitura de Pelotas, por meio de um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde, e oferece, pela primeira vez na cidade, serviços de média complexidade na área odontológica, como tratamentos de canal e de gengiva, e procedimentos cirúrgicos aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Outros sete consultórios serão destinados a Pelotas, pelo MS em até 90 dias.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o Ministério da Saúde habilitou em tempo recorde o CEO e as sete equipes de saúde bucal certificadas ao final da cerimônia: Cerrito Alegre, Sanga Funda, Colônia Cordeiro de Farias, Pedreiras, Vila Princesa , Vila Municipal, e Barro Duro.

Em sua fala o prefeito Adolfo Antonio Fetter lembrou que quando assumiu a Prefeitura, 29 unidades básicas de saúde (UBSs) tinham atendimento de saúde bucal, hoje está chegando a 100% das unidades, e que quando se tem parceiros à altura, como a Universidade, prevalece o interesse comum e o chamado é atendido.

São 891 CEOs em todo o Brasil, e cerca de 22 mil equipes de saúde, sendo mais de 800 no Rio Grande do Sul.

O CEO foi viabilizado pelo convênio firmado entre o Ministério da Saúde (MS), que repassou R$ 40 mil para a implantação do Centro (compra de equipamentos) e pagará mensalmente outros R$ 9,7 mil para a manutenção do serviço; a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que repassará R$ 2,2 mil ao mês; e a Prefeitura de Pelotas, disponibilizará R$ 8.058,00 fixos e um valor, variável de acordo com a produção, que pode chegar até R$ 9 mil. Os repasses da Prefeitura incluem, ainda, os demais serviços que já eram oferecidos também pelo CEO.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração o reitor da UFPel, César Borges; supervisor de Saúde Bucal do Município, Leandro Leitzke Thurow; a diretora da Faculdade de Odontologia, Márcia Bueno Pinto; e a outra supervisora da Saúde Bucal no Município, Mariane Baltassare Laroque, além de integrantes da equipe de Saúde Bucal e da Faculdade de Odontologia, entre outros.

O jequitibá é uma árvore centenária, usada como símbolo das bodas de 100 anos – o nome do Centro foi escolhido para prestar uma homenagem aos 100 anos da Faculdade de Odontologia, completados em setembro de 2011.

A Secretaria Municipal de Saúde conta, atualmente, com 69 cirurgiões-dentistas e, dentre as 51 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas, 92% daquelas localizadas na zona rural e 82% das UBSs da área urbana contam com gabinete odontológico. Do total, 14 UBSs estão aptas a encaminhar pacientes ao CEO, são elas: Vila Municipal - Vila Princesa - Barro Duro - Sanga Funda - Py Crespo – Fraget – Dunas – Balsa - Colônia Cordeiro de Farias - Colônia Pedreiras - Colônia Cerrito Alegre - Simões Lopes - CSU Cruzeiro - Getúlio Vargas.