Erro! Pesquisa comprova influência positiva da "Sorrindo no ônibus"

10 Dez 2012 16:01   Redator(a): Joice Lima 025029

Pesquisa comprova influência positiva da "Sorrindo no ônibus"

Pesquisa realizada por acadêmico da Faculdade de Odontologia da UFPel, Departamento de Saúde Coletiva, avaliou positivamente o projeto “Sorrindo no Ônibus”, uma campanha educativa de iniciativa da Gerência de Saúde Bucal da Prefeitura de Pelotas, que entrou em vigor em 22 de maio deste ano. O recorte, feito pela aplicação de 737 questionários, revelou que 75% dos usuários do sistema de transporte coletivo urbano do Município perceberam a presença dos adesivos informativos com dicas de saúde bucal e, desses, 33% declarou ter modificado algum hábito seu ou de sua família em virtude da informação obtida através deste material, o que corresponde à influência direta e positiva em 33 mil pessoas. O impacto do projeto "Sorrindo no Ônibus" na comunidade será apresentado às 19h30 desta segunda-feira (10), na Faculdade de Odontologia da UFPel, durante a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jean Wegner Machado. A secretária Arita Bergmann foi convidada a integrar a banca examinadora.

A pesquisa desenvolvida por Jean Wegner Machado teve orientação dos professores doutores Eduardo Dickie de Castilhos e Tania Izabel Bighetti. Ela comprova também que, em termos de custo/benefício, significou um investimento muito eficiente, uma vez que o valor total do projeto foi R$ 5.000,00, pode-se dizer que foi de apenas R$ 0,15 o custo de por indivíduo que modificou seu comportamento (ou da família) assumindo algum hábito saudável.

A defesa do TCC será na sala 54 da Faculdade de Odontologia da UFPel, localizada à rua Gonçalves Chaves, 457 (entre Tiradentes e General Telles).

Relembre a campanha

A campanha “Sorrindo no ônibus” foi elaborada, durante três meses, por equipe composta por Leandro Leitzke Thurow, Mariane Baltassare Laroque, Jean Wegner Machado, Tania Izabel Bighetti e Eduardo Dieckie Castilhos, com o intuito de ampliar os conhecimentos de cuidados em saúde bucal da população pelotense. A equipe percebeu que o tempo ocioso e monótono que o usuário passa, diariamente, no ônibus, o colocaria em exposição prolongada e repetida às informações veiculadas. Além de sanar carências de educação em saúde à parcela da população que utiliza o transporte público, através de linguagem simples e imagens ilustrativas, a campanha - que deve durar por tempo indeterminado, enquanto os adesivos forem visíveis - busca motivar a população alvo a adquirir e manter hábitos saudáveis de higiene bucal e ainda divulgar os serviços em saúde bucal prestados pela Secretaria de Saúde de Pelotas.

Desde 22 de maio de 2012, foram afixados 768 adesivos em recorte de sorriso, no tamanho 40x30cm, no interior das janelas laterais superiores dos 181 ônibus do transporte público da cidade de Pelotas/RS - participaram as empresas de ônibus: Santa Maria, Conquistadora, Santa Rosa, Santa Silvana, São Jorge, Laranjal e Turf -, tendo como público alvo os seus aproximados 100 mil usuários/dia. Cada veículo foi contemplado com quatro informações diferentes, de um total de 16 conteúdos abordados nessa primeira edição.

Os adesivos são diferenciados pela cor, o que facilita ao leitor identificar os conteúdos ainda não lidos. Além disso, todos os adesivos contêm imagens, fotos ou desenhos, que facilitam a comunicação visual e a associação dos casos com problemas próprios, de familiares ou pessoas de seu convívio. Para instigar a curiosidade do leitor foi utilizado, de forma padronizada, o slogan “Você sabia que...” sucedido de uma frase interrogativa introduzindo o assunto. Logo após, informações complementares resumidas foram disponibilizadas.

As informações veiculadas nos adesivos abordaram os seguintes assuntos: a importância do flúor; halitose; câncer de boca; uso do fio dental; gengivite; escova adequada; sensibilidade dental; cárie em primeiros molares permanentes; aparelhos ortodônticos; clareamento dental; reimplante dental; cárie de mamadeira; uso contínuo de dentaduras; bruxismo; força excessiva na escovação e excesso de pasta de dente.