28 Dez 2012 20:33   Redator(a): Jandir Barreto

Prefeitura busca novo local para a feira ecológica

Depois de seis anos ocupando o Largo Edmar Fetter, a feira ecológica, que acontece nas tardes das quintas-feiras, deverá ser transferida para outro local, atendendo determinação da Prefeitura que, desta forma, cumpre uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O Instituto não permite que o entorno de prédio histórico restaurado – Mercado Central - com recursos federais seja ocupado por atividades que impeçam a visualização e valorização das perspectivas do imóvel.

Diante disso, segundo Luis Carlos Villar Neto, titular da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), a Prefeitura já havia informado, em audiência realizada com feirantes há um mês, que a mudança aconteceria depois da conclusão das obras no Mercado Central. Por isso, a Prefeitura já estava providenciando alternativas de recolocação, em área central. Uma delas seria a rua Anchieta, ao lado do prédio do Grande Hotel, entre a Praça Coronel Pedro Osório e a rua Tiradentes.

O secretário Villar comentou que, na véspera da manifestação, a presidente da Associação Regional de Produtores Agroecológicos da Região Sul (Arpasul) solicitara a armação de uma tenda, onde faria reunião para repassar informes. Portanto, disse o secretário Villar, ficamos surpresos com o protesto. Garantiu que a Prefeitura continua empenhada em definir um novo local na área central, pois, se há seis anos considerou importante a realização desta e de outras feiras, não teria motivos para mudar sua postura, a não ser diante de uma exigência de órgão federal, parceiro decisivo na restauração do Mercado Central, um patrimônio da cidade, que merece ser apreciado, visitado e valorizado.