Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

19 Fev 2013 14:44   Redator(a): Juline Pogorzelski

11º foco do mosquito da dengue foi encontrado na Zona Norte

A- A A+

         A equipe de Combate à Dengue, da Gerência de Vigilância Ambiental, identificou nos últimos dias mais três focos do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, totalizando 11 focos do mosquito transmissor em Pelotas em pouco mais de um mês. As larvas estavam em armadilhas instaladas no bairro Três Vendas.

         O número de focos e larvas do mosquito é expressivo no Verão 2012/2013, e já caracteriza a proliferação no município. O primeiro foco havia sido identificado no dia 7 de janeiro, em uma transportadora, também na Zona Norte de Pelotas.

         Em reunião realizada hoje (19), o prefeito Eduardo Leite e a secretária de Saúde Arita Bergmann discutiram medidas que visam reforçar a equipe de Combate à Dengue, como buscar apoio do Exército Brasileiro, contratar novos agentes de saúde e reforçar o pedido de apoio ao Governo do Estado.

         A coordenadora da equipe de Combate à Dengue, Carla Chalá, salienta que o sucesso da operação de combate ao mosquito da dengue depende também dos moradores. “Cada um de nós tem que ser um agente, vistoriando os nossos pátios e eliminando possíveis criadouros, que podem também ser cascas de ovos e tampas de garrafas”, diz a coordenadora. Os criadouros são recipientes, independente do tamanho, que possam acumular água.

         Além disso, as pessoas que estiveram nos últimos 15 dias em área endêmica para a transmissão da Dengue devem ficar atentas aos sintomas como febre alta, dor de cabeça e nos olhos, dor nas articulações e músculos, manchas avermelhadas na pele associadas ou não à hemorragia.

         Os agentes ainda estão visitando residências em um raio de 300 metros do local do foco do mosquito. Eles estão devidamente identificados, com uniformes e crachás e, quando não encontram ninguém em casa, deixam um formulário solicitando que os moradores entrem em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefone 3284-7770 ou 3284-7759.



Dicas importantes no combate à dengue:



*Mantenha pneus velhos em locais cobertos ou fure-os;



*Guarde as garrafas vazias com o gargalo para baixo;



*Mantenha as piscinas com água limpa e tratada o ano inteiro;



*Limpe as calhas, evitando o acúmulo de água;



*Tampe os poços, os barris e outros depósitos de água;



*Mantenha as caixas d’água bem fechadas;



*Fure e amasse as latas vazias e recipientes plásticos antes de jogá-los no lixo seco;



*Coloque areia nos pratos dos vasos ou então os lave a cada três dias.


Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2014 Desenvolvido pela Coinpel