13 Abr 2013 15:17   Redator(a): Juline Pogorzelski

Dia de mutirão de pintura na EMEF Cecília Meireles

Um dia para promover a cidadania e resgatar a participação da comunidade. Assim foi a manhã de hoje (13), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, no Areal. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), em parceria com o 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, mobilizou a comunidade, soldados, equipe diretiva, alunos e os chefes do executivo Eduardo Leite e Paula Mascarenhas, a participar do mutirão de pintura da parte externa do educandário.

No mês de fevereiro, um grupo de soldados já havia feito a pintura interna da escola, porém, a ideia de convidar os alunos não havia sido posta em prática, pois estavam em período de férias. Agora, segundo o comandante do 9º Batalhão, tenente coronel Lauro Ferreira, o Exército disponibilizou 30 soldados para a atividade. “O Exército faz parte da comunidade, sempre ajudaremos. A educação é o futuro e essa ação também é uma maneira de educar, exercitar a cidadania” ressaltou Ferreira.

Eduardo agradeceu o exemplo dado pelo Exército e enfatizou a importância desta parceria. “Sempre ajudei nas ações que eram propostas na minha escola. A escola é de vocês e da comunidade, agora que vocês pintaram é preciso preservar”, finalizou o prefeito.

As tintas usadas na pintura foram doadas pela Smed no ano passado. Paula, secretaria interina de Educação e Desporto, disse que a parceria feita com o Exército está chamando atenção de outros órgãos que também estão se voluntariando, e que essa iniciativa deve ser levada a outras escolas públicas. “O grande objetivo é aproximar as famílias da escola e mostrar para as crianças que esse lugar é delas. O trabalho em equipe é um grande aprendizado”, concluiu.

Adão Coelho tem 68 anos, e além de ser avô de um aluno, também estuda na Escola. Há cinco anos teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que causou o esquecimento de algumas coisas, dentre elas as letras, o que fez com que ele ingressasse no 1º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Cecília Meireles.

Além da pintura formal, os participantes do mutirão puderam deixar mensagens e escrever seus nomes no muro e nas paredes da Escola.

Também participaram do mutirão, o assessor especial do Programa Boa Escola para Todos, SadiSapper, o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Angelo Okamura, a diretora da escola, Karla Frio e a orientadora educacional da instituição, Loeni Machado. A Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada se apresentou para o público presente.