04 Mai 2013 11:20   Redator(a): Joice Lima 025029

Pacto pela Alfabetização infantil é implantado em Pelotas

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – o Brasil do futuro com o começo que ele merece foi oficialmente implantado neste sábado (4), em Pelotas, numa parceria entre a prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Centro de Letras e Comunicação e Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Ministério da Educação. O ato de abertura ocorreu no Parque do Sesi, com a presença dos mais de 300 educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal que irão participar do curso de formação.

“Uma das coisas mais importantes que o governo federal fez, nos últimos anos, foi este Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Precisamos qualificar na base. Um aluno mal alfabetizado dificilmente vai se recuperar, mas um aluno bem alfabetizado terá todas as ferramentas necessárias para crescer e construir um futuro sólido”, disse a vice-prefeita Paula Mascarenhas, representando na abertura do evento o secretário de Educação e Desporto (Smed) Gilberto Garcias.

Em breves palavras, Paula contou que recentemente encontrou sua primeira professora, aquela que foi responsável pela sua alfabetização. “Qualquer coisa que eu tenha alcançado, a ninguém eu devo mais do que à dona Nívea, do Assis Brasil. Ela foi muito importante na minha vida, assim como cada uma de vocês é, na vida dos alunos de vocês. Eu acredito nisso, com convicção. Este governo acredita nisso. Por isso vamos trabalhar pela valorização dos professores, especialmente do Ensino Fundamental”, declarou a vice-prefeita.

O objetivo do Pacto é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. “O que nós buscamos é garantir o direito da criança de ser alfabetizada até esta idade, o que não significa que ela não possa ser alfabetizada antes disso”, disse a coordenadora geral do Pacto pela Faculdade de Educação/UFPel Ana Ruth Moresco Miranda, fazendo referância a algumas interpretações equivocadas da proposta.

Ana Ruth fez a apresentação técnica do Pacto, uma política pública do governo federal que integra o Plano Nacional de Educação. Segundo o Censo do IBGE de 2010, 15,2% das crianças de até oito anos do Brasil responderam “não” à pergunta: “A criança sabe ler e escrever?”. “No Rio Grande do Sul, esta média cai para 6,7%, mas a nossa meta é que ela caia para zero ou perto de zero”, anunciou a pesquisadora.

Coordenadora do Pacto pela Smed, Raquel da Rocha Guterres convidou as professoras presentes a se integrarem ao projeto. “Construímos as nossas propostas com trabalho sério, com empenho e entusiasmo. Precisamos que vocês abracem esta ideia para que ela dê certo”, destacou. Raquel entregou à vice-prefeita uma camiseta do Pacto de Alfabetização e apresentou as professoras da rede municipal que atuarão como orientadoras dos grupos de trabalho do curso.

Ao todo, 315 professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e multisseriados participarão dos encontros, distribuídos em 15 grupos de até 34 educadores cada. Serão vinte encontros, ao longo de dois anos, aos sábados, manhã e tarde, em geral um encontro mensal, em alguns meses, dois. Este ano, serão discutidos assuntos referentes às Linguagens e no ano que vem, Matemática.

Logo após a abertura, os educadores tiveram um intervalo, com café e bolachas, e logo seguiram para o Colégio Municipal Pelotense, onde tiveram o primeiro dos vinte encontros. Os temas de hoje são Currículo e Avaliação.

Também integraram a mesa de abertura do evento o assessor especial Sadi Sapper, responsável pelo programa estruturante Boa Escola para Todos, da prefeitura de Pelotas, e Ana Paula Nobre da Cunha, coordenadora do Pacto pelo Centro de Letras/UFPel. A coordenadora da Assessoria de Programas Educacionais da Smed Alice Maria Szezepanski estava no Colégio Pelotense, preparando tudo para receber os 15 grupos de trabalho.