22 Jul 2013 17:51   Redator(a): Berenice Costa 11.381

Capa volta a funcionar nesta terça-feira

O prédio do Centro Administrativo Professor Araújo (Capa), interditado na semana passada pelo Corpo de Bombeiros, teve sua abertura liberada pelo juiz Luís Antônio Saud Teles, da 6ª Vara Cível, na tarde desta segunda-feira (21/07/13).

Depois de analisar o laudo técnico elaborado por engenheiros eletricistas e de segurança do Poder Público, em que foram relatadas todas as alterações executadas, necessárias à liberação do prédio, o juíz decidiu pela reabertura do Centro. Nesta terça-feira (23/07/13), a partir das 12h30, o Capa estará reaberto ao público, com atendimento das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Procuradoria do Município (PGM), Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) e Procon, concentrado nos guichês do andar térreo.

Em até 60 dias, a PGM, a UGP e o Procon deverão ser transferidos para prédio alugado na avenida Ferreira Viana, em frente ao Fórum. A prefeitura já está em negociação para aluguel de outro prédio, que abrigue as secretarias de Qualidade Ambiental e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana.

Relembre o caso:

Na última quarta-feira (17/07/13), o Corpo de Bombeiros interditou o Capa, e a prefeitura de Pelotas entrou com mandado de segurança para garantir o funcionamento do Centro Administrativo.

Na sexta-feira (19/07/13), a prefeita em exercício Paula Mascarenhas e o juiz Luís Antônio Saud Teles, da 6ª Vara Cível, vistoriaram as instalações do Capa. Teles pediu algumas providências antes de decidir pelo deferimento ou não do mandado de segurança impetrado pelo Executivo para reabrir o local.

A equipe da prefeitura trabalhou durante toda a sexta-feira e no fim de semana nas alterações necessárias. O resultado do trabalho foi transformado em um laudo elaborado por engenheiros eletricistas e de segurança do Poder Público, com um relatório fotográfico em anexo. O material foi enviado ao juiz.

Confira as mudanças realizadas:

• Alterações na rede elétrica

• Correções em pontos de luz

• Redução de carga elétrica utilizada

• Sinalização e iluminação de emergência

• Substituição de extintores de incêndio