Erro! Saúde Bucal: UBSs recebem nova turma de estagiários da UFPel

05 Set 2013 13:55   Redator(a): Joice Lima 025029

Saúde Bucal: UBSs recebem nova turma de estagiários da UFPel

Os 42 acadêmicos do décimo semestre de Odontologia atuarão em 14 postos de saúde, no CEO Jequitibá e nas escolas.

Em reunião ocorrida ontem (04/09/2013), na Faculdade de Odontologia da UFPel, 14 cirurgiões-dentistas que atuam em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município que disponibilizam serviços odontológicos aos usuários do SUS receberam orientações do setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) para a recepção dos novos 42 estagiários, acadêmicos do décimo semestre do curso de Odontologia da UFPel, que passam a atuar nas UBSs (três por unidade) neste semestre.

Este é o terceiro semestre em que se renova a parceria, por meio de um convênio entre a prefeitura/SMS/Saúde Bucal e a UFPel, que beneficia tanto a comunidade quanto os estudantes, que têm a oportunidade de praticar seus conhecimentos.

Pelo convênio, os estudantes passam pela atenção básica e especializada. Além de atuar nos postos de saúde, também realizam práticas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Jequitibá, localizado dentro da Faculdade de Odontologia, e nas escolas da comunidade, fazendo curativos, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

“O convênio tem mostrado grandes avanços na formação dos profissionais, que ficam mais preparados para a lógica do sistema público de saúde. Sabemos que 80% dos egressos acabam tendo vínculo empregatício com o SUS”, informa Leandro Thurow, supervisor da Saúde Bucal/SMS.

A parceria também inclui a realização de cursos permanentes – atualização continuada – oferecidos pela Universidade aos profissionais da área bucal da SMS.