Erro! Prefeito inaugura Centro de Especialidades Odontológicas Sorrir

11 Set 2014 14:15   Redator(a): Shana Dockendorff MTB: 14157

Prefeito inaugura Centro de Especialidades Odontológicas Sorrir

Usuários da rede pública de saúde passam a dispor de mais 300 procedimentos de média complexidade ao mês

A manhã de sol com céu azul, desta quinta-feira (11/9/14), foi perfeita para a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Sorrir, que amplia o acesso aos usuários da rede pública de saúde e diversifica os procedimentos de atenção em saúde bucal. “Hoje é um dia merecedor dos nossos melhores e maiores sorrisos”, disse o prefeito Eduardo Leite, satisfeito com mais esta conquista para a saúde pelotense.

O segundo CEO, que funcionará junto ao Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, tem capacidade para realizar aproximadamente 300 procedimentos de média complexidade por mês. A unidade conta com aparelhagem completa e moderna, como radiologia digital e endodontia rotatória – aparelho para tratamento de canal.

Os centros de especialidades atendem casos que já passaram pela rede de atenção básica e necessitam de maiores cuidados. “Agora temos melhor atendimento e melhor equipamento para evitar que crianças e adultos tenham que arrancar dentes permanentes por falta de atendimento”, enfatizou o prefeito.

Durante a cerimônia foi feita a entrega simbólica, à auxiliar de saúde bucal Gilcéia Vieira da Rosa e à cirurgiã dentista Bibiana Bauer Barcellos, de 50 destiladores de água e 50 aparelhos de ar-condicionado para os consultórios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os destiladores garantirão a autonomia no abastecimento de água destilada para a esterilização por processo de autoclavagem dos instrumentos clínicos e os aparelhos de ar-condicionado contribuirão na amenização das temperaturas do consultório e no controle da disseminação de aerosóis e contaminação cruzada.

A implantação do CEO Sorrir faz parte do programa do governo federal, Brasil Sorridente e do programa Sorrir do governo municipal e conta com recursos do Ministério da Saúde, Estado e Município.

Estiveram presentes na cerimônia a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o coordenador nacional de saúde bucal Gilberto Pucca, o coordenador estadual de saúde bucal Ramsés Araújo, o coordenador da 3ª Coordenadoria de Saúde do Rio Grande do Sul Milton Martins, o representante da secretária de Saúde (SMS) Leandro Thurow, a representante do Conselho Municipal de Saúde Hilda Heinen, a diretora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Márcia Bueno Pinto, a superintendente de Ações em Saúde Eliédes Ribeiro, a superintendente de Gestão Ambulatorial e Hospitalar Rosângela Carneiro, o gerente do Centro de Especialidades João Rosinha e a equipe de Supervisão de Saúde Bucal da SMS, além de servidores do Centro de Especialidades e pessoas da comunidade em geral.