Erro! UBS Bom Jesus é reinaugurada com novo conceito de saúde

Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

25 Jan 2015 20:31   Redator(a): Joice Lima 025029

UBS Bom Jesus é reinaugurada com novo conceito de saúde

A- A A+

          Com aplausos e largos sorrisos, a comunidade da Bom Jesus recebeu, na manhã deste sábado (24/01/2015), o prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas e toda a equipe envolvida nas melhorias executadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade para a cerimônia de reinauguração do espaço, totalmente remodelado e agora com um novo conceito de atendimento, que começa a funcionar a partir desta segunda-feira (26). “Sejam bem-vindos a um novo conceito de saúde”, disse o prefeito. Eduardo e Paula comemoraram a concretização do desafio, que servirá de modelo para todas as unidades da Rede Bem Cuidar.

       O prefeito destacou que o primeiro sentimento necessário para se realizar grandes mudanças é a confiança, e agradeceu a confiança depositada pela comunidade nele, sua equipe e parceiros. “Vocês se dispuseram a participar das nossas oficinas e discussões, que começaram um ano atrás, e confiaram em que íamos tirar as ideias do papel. A festa de hoje só comprova que o nosso compromisso com a saúde é pra valer!”, disse Eduardo.

          O conjunto de serviços inovadores desenvolvidos com o apoio e participação da comunidade e de servidores da saúde na UBS Bom Jesus resultam da parceria entre a Prefeitura e a Comunitas, uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário, que tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. O prefeito lembrou que a Comunitas escolheu apenas dez cidades, em todo o País, para que logo sirvam de modelo de gestão a todo o Brasil. “Pelotas é a única no Rio Grande do Sul. As melhorias na unidade contaram com a participação fundamental do Instituto Tellus.” Eduardo ressaltou também a parceria com a Saútil, que desenvolveu o programa Clique Saúde Pelotas.

       Parceiro técnico da Comunitas, o Tellus é responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos nos processos de cocriação, gerando engajamento e internacionalização das soluções desenvolvidas. O prefeito explicou, brevemente, aos moradores o conceito de cocriação: “A gente não cria para a comunidade... A gente cria com a comunidade. Os usuários, que sabem bem o que funciona e o que não funciona, foram ouvidos e ajudaram a criar as soluções”.

       A unidade, totalmente reformada, por fora e por dentro. Eduardo lembrou, porém, que as melhorias feitas vão muito além dos aspectos físicos. A secretária de Saúde, Arita Bergmann, disse que esta primeira UBS da Rede Bem Cuidar e é como um recém nascido, que precisa de acolhimento, estímulos e passar por uma série de ajustes naturais, para atingir o amadurecimento. “Com ela nasce um novo conceito, nasce um novo jeito de atender a comunidade, com respeito, dedicação e carinho. A equipe do posto está receptiva, pronta para este novo atendimento. Queremos seguir contando com a ajuda da comunidade, para nos ajudar a cuidar e para nos dar retorno sobre o andamento destas melhorias”, enfatizou a secretária.   

       Durante a cerimônia, a agente comunitária Gilda da Cunha Brem, representando os demais agentes da Bom Jesus, recebeu do prefeito o Kit de Supeagente, composto por uma bicicleta, bolsa, uniforme completo e um tablet por equipe, com um programa que permitirá aos agentes comunitários transmitir em tempo real as informações coletadas para os médicos da unidade, qualificando o atendimento de saúde oferecido na Bom Jesus.

       Eduardo também fez a entrega do novo uniforme oficial da Bom Jesus para a assistente social Maria Elisabete Martins Guariente, servidora do munícipio há 33 anos e conhecida na comunidade. O enfermeiro Carlos André da Rosa, representando todos os colaboradores da unidade, disse que estavam todos muito emocionados e Elaine da Silva Feijó, moradora da localidade e usuária da UBS, disse que estava “Muito, muito, mas muito feliz, pelo projeto maravilhoso. Agora, como diz a Bíblia, precisamos cuidar da criança para que ela não se perca”.

    Representando a Câmara e Vereadores na celebração, o vereador Gaúcho disse que “Nunca, no histórico da nossa cidade, houve um cidade tão grane com o Jardim Europa e a Bom Jesus”, e apontou diversos avanços na área da saúde, como a contratação de novos leitos que reduziu em 50% a média diária de espera por leitos no Pronto Socorro de Pelotas (PSP).

       A festa organizada pela Prefeitura teve animação com integrantes do Grupo Tholl, apresentações musicais, brinquedos infláveis, pintura no rosto, escovódromo e distribuição de balões, pipoca, maçã do amor, picolé e frutas.

       Entre os novos serviços da UBS Bom Jesus estão o atendimento com psicólogo; um totem de autoatendimento e o primeiro totem do Clique Saúde Pelotas, que reúne informações sobre serviços municipais oferecidos na cidade; uma sala multiuso, que poderá ser utilizada por outras UBSs, para aulas na cozinha experimental e preparação de refeições mais saudáveis; um parquinho para as crianças e uma academia para jovens e adultos, com três equipamentos de ginástica; a nova farmácia distrital, onde a população poderá retirar medicamentos de uso contínuo, controlados, insulina e antibióticos, sem precisar se deslocar à Farmácia Municipal; bicicletário para os servidores e usuários; segurança 24 horas; dispensador de preservativos; brinquedoeca; horta comunitária; sala de espera especial, com cadeiras confortáveis e ar-condicionado; acesso à internet.

       Por estar em rede informatizada, a UBS Bom Jesus é também a primeira unidade da Rede Bem Cuidar a ter o ponto digital e a disponibilizar a marcação de exames e consultas especializadas com a Central de forma digital, sem a necessidade de papéis – o que agiliza o processo.

       A meta é repetir o sucesso em outras quatro unidades até o final da gestão. “O pessoal da Guabiroba que nos aguarda. A próxima é a de lá”, antecipou o prefeito.

       Estiveram presentes o coordenador de Planejamento e Estratégia, Cesar Mendes, o assessor especial de Eventos, Valter Poetsch, o assessor especial Sadi Sapper, os secretários José Francisco Cruz (Sgaf), Joseane Almeida (SGCMU), Carlos Bento (SDR), Luís Fernando van der Laan (SQA), Luiz Antônio Caminha (Ascom), o gerente distrital do Areal e Praias, Manoel Bastos, superintendentes, gerentes e servidores de diversos setores da SMS.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel