Erro! Prefeito de Teresina conhece novo conceito de Saúde de Pelotas

27 Fev 2015 15:56   Redator(a): Angelica Mengue

Prefeito de Teresina conhece novo conceito de Saúde de Pelotas

Prefeito Eduardo Leite apresentou a estrutura da Unidade Básica de Saúde Bom Jesus e o conceito de inovação da Rede Bem Cuidar

O prefeito Eduardo Leite recebeu a visita do chefe do Executivo de Teresina (PI), Firmino Filho, e do presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Luciano Nunes, que vieram a Pelotas, nesta quinta-feira (26/02), para conhecer a nova UBS Bom Jesus, primeira unidade da Rede Bem Cuidar. A UBS, inaugurada em janeiro, possui serviços inovadores, construídos com o apoio e participação da comunidade e de servidores da saúde.

Teresina e Pelotas integram o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, que estimula o envolvimento de lideranças políticas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população. O programa é liderado pela Comunitas, organização da sociedade civil que tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país.

Eduardo apresentou as novas instalações e explicou o funcionamento de cada área e o novo método de atendimento à população, baseado em tecnologia e gestão com o objetivo de agilizar a assistência aos usuários. Logo na chegada, a fachada da UBS e a boa conservação do prédio foram alvo de elogios dos visitantes. “Conseguimos manter o prédio em boas condições graças à aceitação da comunidade, eles estão sendo parceiros da nossa proposta”, afirmou Eduardo, ao lado da vice-prefeita Paula Mascarenhas e da secretária Municipal de Saúde, Arita Bergmann.

A UBS Bom Jesus conta com 11 consultórios médicos, dois dentários, atendimento psicológico e farmácia distrital com distribuição de medicamentos de uso contínuo, insulina, antibióticos e controlados. Possui também bicicletário para os servidores e usuários; segurança 24 horas; dispensador de preservativos; brinquedoteca; horta comunitária; sala de espera especial, com cadeiras confortáveis e ar-condicionado além do acesso à internet.

Modelo a ser copiado

O prefeito de Teresina disse estar bem impressionado com a estrutura da Unidade. “O serviço oferecido nesta UBS traduz a melhoria no atendimento à população com estrutura mais humanizada e gestão de pessoal diferenciada. Também chama a atenção a gestão de informação para que a população possa ter uma melhor consciência sobre saúde no geral. A UBS Bom Jesus se constitui em um modelo a ser copiado e discutido nas outras redes”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

Durante a visita, a secretária de Saúde comemorou a aquisição de novos equipamentos que serão instalados em breve na UBS. “O Município adquiriu oito novos aparelhos de eletrocardiógrafos para realização de exames que permitem a avaliação da atividade cardíaca. Atualmente há entre 100 e 120 atendimentos por dia aqui na UBS. Estamos experimentando e vivenciando novas etapas na melhoria da saúde pública de Pelotas”, ressaltou Arita.

Uma das prioridades do projeto Rede Bem Cuidar é qualificar o acesso ao atendimento e viabilizar a mudança de conceito de prevenção em saúde. Um dos instrumentos utilizados nesse processo é o totem de autoatendimento – em que o usuário pode encaminhar o atendimento por meio eletrônico.

Também participaram da visita o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Luciano Nunes, secretário de Qualidade Ambiental, Luiz Fernando Van Der Laan, o coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, e representantes da Agência Tellus e do Saútil, parceiros técnicos da Comunitas na realização da UBS Bom Jesus.