Erro! Pelotas recebe Prêmio InovaSUS em Brasília

Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

28 Abr 2015 15:56   Redator(a): Shana Dockendorff

Pelotas recebe Prêmio InovaSUS em Brasília

A saúde bucal da cidade está entre as dez melhores experiências de inovação em gestão municipal de todo Brasil

A- A A+

          A prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Saúde (SMS), receberá em Brasília nesta quinta-feira (30/04/15) o Prêmio InovaSUS 2014, organizado pelo Ministério da Saúde (MS). O concurso selecionou as melhores experiências entre os mais de cinco mil municípios do país. O resultado, publicado em dezembro no Diário Oficial da União, foi recebido com alegria e satisfação pela prefeitura.

          “Planejamento, avaliação e monitoramento das práticas odontológicas na rede básica municipal de Pelotas/RS” foi a experiência inovadora de gestão em saúde bucal classificada como a 9ª melhor experiência de inovação em gestão municipal e a 12ª melhor experiência de saúde do Brasil, além de ser a única em gestão de saúde bucal premiada nacionalmente e a 1ª colocada entre todas as experiências de gestão dos municípios gaúchos.

          O prefeito Eduardo Leite disse que este prêmio é um reconhecimento ao trabalho dedicado dos servidores envolvidos nas equipes da Secretaria de Saúde, em especial do Leandro Thurow, da supervisão da Saúde Bucal, e reflete o empenho do governo em melhorar a qualidade da atenção básica da saúde bucal. “A gente fica muito satisfeito em receber este reconhecimento, que também nos estimula a continuar avançando na atenção da saúde bucal na cidade de Pelotas, com novos serviços e a melhoria da qualidade dos serviços já prestados”, disse Eduardo.

          A premiação a ser recebida por Pelotas tem o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). “O prêmio em recursos financeiros também é importante, claro, mas é sobretudo uma honra para o Município esta premiação que demonstra concretamente o reconhecimento nacional de boas práticas em gestão pública, ao colocar Pelotas entre os dez municípios brasileiros com experiências reconhecidas pelo Ministério da Saúde”, disse a secretária Arita Bergmann (SMS).

          Cirurgiões dentistas da equipe de Supervisão de Saúde Bucal da SMS, em parceria com professores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que atuam na Unidade Básica de Saúde Bucal Coletiva, são os responsáveis pelo projeto premiado. “Apesar das limitações, comuns em serviços públicos, conseguimos modificar e construir novos processos de trabalho que melhoram a qualidade dos serviços ofertados à comunidade. Receber este prêmio nos dá uma alegria imensa. Mesmo não esperando, vemos que nossos passos foram reconhecidos, que estamos no caminho certo”, comemorou Leandro Thurow.

          Itens-chave de inovações desenvolvidas e implementadas:

    *Trabalho centrado no usuário: todas as ações implementadas visam melhor atender as necessidades e os anseios em saúde bucal dos pelotenses, por isso foram criados espaços para ouvir a comunidade, como por exemplo, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Bucal de Pelotas, em 2013, e as pesquisas de satisfação dos usuários atendidos nas unidades básicas de saúde (UBS), realizadas em 2014.

    *Avaliação e monitoramento do processo de trabalho: desenvolver na rede de atendimento em saúde bucal, que hoje conta com quase 100 profissionais entre cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal, o espírito de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido. Para isso a gestão municipal em parceria com a Faculdade de Odontologia tem criado ferramentas capazes de medir, através de indicadores, a qualidade do serviço que está sendo prestado e reorientar o processo de trabalho de acordo com níveis evolutivos. Cada profissional é incentivado a estabelecer objetivos e metas dentro do serviço. A Secretaria de Saúde incentiva a dedicação, cobra resultados e dá suporte, através de investimentos em equipamentos modernos que motivam, facilitam e qualificam o trabalho prestado nas UBSs.

    *Estabelecimento de parcerias: estabelecer parcerias nos mais diversos níveis é parte fundamental do sucesso. Assim, é incentivado o trabalho inter e multiprofissional. Os profissionais da saúde bucal são estimulados a trabalhar em equipe, de forma integrada, com os profissionais das áreas da medicina, enfermagem, nutrição, assistência social, agentes comunitários de saúde e outros. Promovem ações fora da UBS e que fogem à rotina, como a educação em saúde nas escolas. Nessa lógica foi concebido o maior programa de saúde bucal, voltado aos escolares, da história de Pelotas, o “Sorrindo na Escola” que beneficia as 88 escolas municipais através da doação de kits de higiene bucal e atividade de escovação dental supervisionada. Também foram estabelecidas parcerias com a Faculdade de Odontologia, com a criação do primeiro Centro de Especialidades Odontológicas de Pelotas (CEO) Jequitibá, em 2012, fomentando experiências para a criação do CEO Sorrir, em 2014. A parceria com a academia também gera a possibilidade de desenvolver pesquisas e trabalhos que, por sua vez, geram novas experiências e conhecimentos para a melhoria das práticas dos processos de trabalho.

          O Prêmio

          Promovido anualmente pelo Ministério da Saúde, o prêmio tem por objetivo identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras em gestão e comunicação desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, consórcios públicos de saúde e fundações públicas de saúde, em todas as áreas da saúde.


Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel