Erro! Clique Saúde: há um ano facilitando o acesso à informação

25 Nov 2015 18:46   Redator(a): Luiza Meirelles

Clique Saúde: há um ano facilitando o acesso à informação

Neste período, a plataforma virtual disponível no site da prefeitura teve mais de 43 mil visualizações e agora se prepara para acrescentar novas funcionalidades

Desde o ano passado, os usuários da rede municipal de saúde encontram mais facilidade para buscar informações sobre os recursos disponíveis em Pelotas. Isso porque no dia 25 de novembro de 2014, a prefeitura lançou o Clique Saúde: uma ferramenta online, simples e direta, que auxilia quem procura por serviços como medicamentos, vacinas, equipamentos físicos, visuais e auditivos, além de informações sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Novas funcionalidades no site

Até o final de dezembro, a população pelotense terá acesso a diversas outras funcionalidades que serão disponibilizadas no Clique Saúde (www.cliquesaudepelotas.com.br) com a intenção de aprimorar o trabalho oferecido. Um dos idealizadores da plataforma, Edgard Morato, afirma que o primeiro ano da plataforma foi de experimentos e, agora, através do retorno dos pelotenses, novas ferramentas estarão disponíveis para aproximá-los ainda mais dos serviços de saúde do Município.

“A partir das sugestões e opiniões da comunidade, pudemos estabelecer novas metas, além daquelas já traçadas pela nossa equipe para o segundo ano de trabalho. Nosso objetivo é tornar cada vez mais acessível e democrático o acesso às informações e ao conhecimento dos serviços mais próximos da população”, salientou Morato.

As diversas novas ferramentas previstas foram pensadas priorizando a questão da geolocalização, ou seja, a intenção é possibilitar que cada pessoa conheça os serviços disponíveis no seu bairro, perto de sua casa, apenas com um clique. A partir de um dos novos recursos, o usuário poderá digitar seu CEP ou endereço e descobrir essas informações. Um mapa de abrangência também será disponibilizado para identificar a área de atuação de cada UBS.

Outra funcionalidade vai permitir que se combine o local com o remédio procurado pelo usuário, filtrando as Unidades mais próximas com o medicamento. Além disso, o site vai contar com um mapa completo contendo todos os serviços de saúde oferecidos no Município – cada um identificado por uma cor diferente, para facilitar a informação e criar uma identidade para cada recurso.

Entre as diversas funcionalidades que serão inseridas, ainda está a presença do link para o pré-cadastro do Cartão SUS (o que otimiza o trabalho para a confecção nas UBSs), lista de telefones úteis, fotos dos integrantes das equipes das Unidades de Saúde, informações sobre o Programa Mãe Pelotense e diversos outros conteúdos pensados para melhorar o acesso dos pelotenses às informações.

As estatísticas

Os dados contabilizados até agora comprovam que os pelotenses abraçaram a ideia. Foram mais de 43 mil visualizações no site, cerca de 10 mil acessos únicos e a média de novos visitantes chega a 78%. Os recursos mais procurados são os medicamentos e as Unidades.

O Clique Saúde está disponibilizado no site na versão web, na versão mobile (no celular) e no totem situado na UBS Bom Jesus. Mesmo sendo o único totem em Pelotas, o formato caracteriza 17% dos acessos ao serviço. Em breve, o recurso também estará disponível na UBS Simões Lopes e nas outras unidades que integrarem a Rede Bem Cuidar. O objetivo da gestão é levar os totens aos outros locais de atendimento à saude na cidade, como o Pronto Socorro de Pelotas (PSP).

Prefeitura quer ouvir a população

Já disponível no site, a seção “Queremos ouvir você” permite que o usuário comente o serviço, sugerindo ideias e informando quando algo do seu interesse não foi encontrado. “Mesmo a ferramenta tendo o foco no usuário, o site permite que possamos dar um retorno à Secretaria de Saúde (SMS) sobre estas informações, a fim de aprimorar a gestão, que poderá se valer destes recursos para delimitar ações. Os dados possibilitam conhecer, por exemplo, quais são os medicamentos mais procurados e onde eles são buscados com maior frequência”, ressalta Morato.

O projeto

O Clique Saúde foi desenvolvido pelo Saútil, parceiro técnico da Comunitas, por meio do projeto Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa surgiu diante da constatação de que muitos usuários enfrentavam problemas na busca por informações sobre os recursos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Trabalho reconhecido

Este ano, o Saútil ganhou o primeiro lugar no Prêmio Connected Smart Cities na categoria “Negócios em Operação”, no dia 3 de agosto, em São Paulo, em reconhecimento ao trabalho pioneiro do Clique Saúde em conectar o cidadão aos serviços de saúde, facilitando o acesso às informações. A premiação contempla empresas nacionais que atuam com projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.

Em setembro, o trabalho do Saútil também foi reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Fundação Dom Cabral. A iniciativa foi publicada no Relatório de Mercados Inclusivos no Brasil pautado em quatro dos objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O PNDU reconheceu a contribuição do portal Saútil pela iniciativa de desenvolver uma solução de negócio capaz de responder aos desafios sociais e ambientais do Brasil.

Comunitas e Juntos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário, que estimula o envolvimento de lideranças públicas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população. A organização lidera o programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, de aprimoramento da gestão pública.