Erro! UBS Guabiroba terá padrão da Rede Bem Cuidar

27 Nov 2015 15:49   Redator(a): Tânia Magalhães

UBS Guabiroba terá padrão da Rede Bem Cuidar

Matéria atualizada dia 4/12. Abertura dos envelopes da licitação para as obras está marcada para o dia 11 de dezembro

Pelotas está prestes a receber sua terceira Unidade Básica de Saúde (UBS) nos padrões de qualidade da Rede Bem Cuidar. Desta vez, a Guabiroba, no bairro Fragata, será contemplada. O diferencial em relação às convencionais é o envolvimento dos usuários, servidores e gestores públicos no processo de cocriação das modalidades de atendimento.

Os envelopes com as propostas das empresas que concorrem no processo de licitação à execução das obras da UBS Guabiroba serão abertos dia 11 de dezembro, às 10h. Estão previstas a ampliação de 247 metros quadrados de área e a reforma do atual posto.

O coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, comenta que a UBS Guabiroba será requalificada nos mesmos padrões das unidades Bom Jesus, já em funcionamento desde janeiro deste ano, e da Simões Lopes, com previsão de inauguração para o dia 12 de dezembro.

Entre os avanços que garantirão um novo conceito em saúde pública para a Unidade Guabiroba, estão a farmácia distrital, a horta comunitária, educador físico e outras implementações dos padrões da Rede Bem Cuidar, como o acolhimento aos usuários.

César Mendes informa que, em relação à infraestrutura, a Unidade contará com adequação das áreas físicas, que passarão por novo planejamento de espaços visando a uma melhor distribuição e maior funcionalidade.

A execução do projeto de requalificação da UBS Guabiroba, empreendendo o modelo da Rede Bem Cuidar, foi garantida através do convênio entre a prefeitura de Pelotas, Instituto Tellus e a parceria técnica do Comunitas.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. A organização lidera o programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa de aprimoramento da gestão pública. O Instituto Tellus é parceiro técnico do programa.