Erro! Comunidade do Simões Lopes festeja a nova UBS

Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

13 Dez 2015 02:41   Redator(a): Angelica Mengue

Comunidade do Simões Lopes festeja a nova UBS

Matéria atualizada dia 14/12. Prefeito esteve na reinauguração da Unidade, que é a segunda a integrar a Rede Bem Cuidar no Município

A- A A+

                A comunidade do Simões Lopes abraçou a ideia e participou na manhã de sábado (12/12/2015) da festa de reinauguração da UBS do bairro, que foi totalmente reformulada, transformando o antigo posto em um centro de saúde e bem estar. A nova unidade foi elaborada em conjunto com os servidores e os moradores do local, com o objetivo de envolver a população nas ações oferecidas. Agora o bairro conta com uma estrutura qualificada de atendimento, possibilitando melhorias no serviço de prevenção de doenças.

          Foi com muita música e animação que o prefeito Eduardo Leite recebeu das mãos do Papai Noel a chave simbólica da Unidade e a repassou ao senhor João Segundo, morador do bairro há mais de 60 anos e que atua diariamente no conselho local de saúde. Ao desatar o laço inaugural e entregar oficialmente a UBS à comunidade, o prefeito falou sobre as melhorias promovidas no seu governo, que estabeleceu a saúde como uma das prioridades.

          “Devido aos problemas econômicos do País infelizmente não há recursos para todas as demandas. Apesar disso, somos um governo que hoje entrega a segunda UBS da Rede Bem Cuidar, que vai transformar a saúde aqui no bairro. Que está construindo duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que vão atender cerca de 500 pessoas por dia e 15 mil ao mês... Que revolucionou a saúde em Pelotas com programas importantes e de destaque como o Mãe Pelotense e o de Saúde Bucal”, ressaltou Eduardo, que também destacou as obras adiantadas de melhorias da EMEI Monteiro Lobado, localizada ao lado da UBS, e da requalificação da praça do bairro, que no momento passa por processo de licitação.

         A secretária de Saúde, Arita Bergmann afirmou que o momento é de comemoração graças a este novo conceito aplicado na UBS, que irá agregar mais qualidade ao atendimento. “Além de oferecer uma Unidade moderna e qualificada, queremos ofertar um atendimento com carinho, que mude a rotina das pessoas”, disse.

          A diretora executiva da SMS Ana Costa destacou que foram gastos R$ 226 mil apenas na reforma física do espaço, recursos dos governos federal e estadual, e que a prefeitura fez projetos para captar recursos e custear todos os equipamentos - um eletrocardiograma digital e uma autoclave, entre eles -, mobiliário novo, totens informativos e a informatização do local. Ela disse que 70% de todas as UBSs do Município estão informatizadas e até o fim deste ano, todas estarão.

          Rede Bem Cuidar

          A Simões Lopes é a segunda unidade da Rede Bem Cuidar, que reúne serviços inovadores desenvolvidos com o apoio e participação da comunidade e de servidores da saúde. O projeto de cocriação da Rede conta com o apoio do Instituto Tellus, parceiro técnico da Comunitas no Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos oferecidos à população. A pioneira da Rede no Município foi a UBS Bom Jesus, que desde janeiro proporciona um conjunto de serviços inovadores desenvolvidos com o apoio e participação da comunidade.

          Oficinas periódicas foram realizadas com moradores, usuários, servidores e associações de bairro para ouvir suas opiniões sobre o que ocorre no dia a dia do local. A ideia é transformar a realidade do atendimento a partir de demandas apresentadas pela própria comunidade.

          Serviços disponíveis à comunidade

          A partir de segunda-feira (14) a comunidade contará com serviços de uma farmácia distrital, educador físico, consultório odontológico, parquinho para diversão das crianças, academia de ginástica ao ar livre, horta comunitária, instrumentalização para o trabalho dos funcionários com o estímulo ao hábito da prevenção de doenças. Também haverá a expansão do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), com três equipes de atendimento no local, proporcionando cuidados específicos ao idoso, gestantes e crianças. Cinco médicos - entre eles, três equipes de Saúde da Família, respondem por 124 horas semanais de atendimento.

          Um totem do Clique Saúde Pelotas também será disponibilizado, outra iniciativa adotada em parceria com o Juntos e que reúne informações sobre serviços municipais oferecidos na cidade (UBSs, medicamentos, vacinação, Samu e equipamentos que são disponibilizados aos usuários do SUS).

          Zumba agita o Simões Lopes

          A música animada agitou a manhã ensolarada de quem participou da reinauguração da UBS Simões Lopes. A aula de zumba movimentou crianças e adultos durante a festa, tudo sob o comando do Educador Físico Paulo Fernando Frenzel que, a partir da próxima terça-feira (15), começa a oferecer as aulas na nova Unidade, uma das novidades ofertadas ao local. Muito procurada na UBS Bom Jesus, onde conta com aproximadamente 180 participantes, a aula de zumba é uma forma divertida e saudável de se exercitar, já que mistura o trabalho de força, flexibilidade e aeróbica.

          Ao lado das parceiras de dança Heloisa e Simone, a dona de casa Cleusa Goulart se destaca nas aulas de zumba, que pratica há três meses na UBS Bom Jesus. Ela garante que sua saúde melhorou desde que iniciou as aulas. “Antes eu sentia muita dor nos braços e nas pernas porque não tinha o hábito de me exercitar. Agora já até perdi peso, me movimento melhor. Vim até o Simões Lopes para incentivar os moradores daqui a também aproveitar as aulas oferecidas pela UBS”, afirmou Cleusa.

          Os moradores do Simões Lopes que tem interesse em participar das aulas podem procurar a UBS. Lá, eles serão avaliados por um médico e pelo educador físico, que irão indicar os níveis adequados para a prática da dança. As aulas irão acontecer nas terças e quintas, de manhã e de tarde.

          Antes de receber a chave simbólica das mãos do prefeito, João Segundo comemorou a requalificação da Unidade de Saúde. “Nasci aqui no bairro e hoje vejo tantos sonhos sendo realizados. Agora temos que ser fiscais deste espaço, mantê-lo em bom estado”, ressaltou o morador que, ao dizer uma frase célebre, resumiu o sentimento da comunidade. “Um sonho que você sonha sozinho é apenas um sonho. Um sonho que você sonha em conjunto é realidade”, afirmou.

          A festa de reinauguração teve ainda distribuição de frutas como melancia e banana, estimulando a alimentação saudável. Em nome dos servidores da Unidade, a nutricionista Cristina de Castilho agradeceu e celebrou as melhorias feitas no local. “Dia especial e de muito orgulho ao reinaugurar a nossa casa. No início era apenas um sonho de ter um espaço de trabalho requalificado para poder ajudar as pessoas do bairro e hoje isso se torna realidade”, afirmou Cristina.

          A banda da EMEI Balbino Mascarenhas e o grupo Marcio Jaguarão e Banda também se apresentaram na festa, que contou ainda com a distribuição de pipoca e água e com brinquedos infláveis do projeto Vida Ativa, garantindo a diversão das crianças do Simões Lopes.

          O evento contou com a presença da vice-prefeita Paula Mascarenhas, do vereador Rafael Amaral (PP); do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Fonseca; da presidente da Associação de moradores do Simões Lopes, Lourdes Helena Gonçalves; de integrantes do atual governo, servidores da saúde e moradores do bairro.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel