Erro! População elogia a saúde no Simões Lopes

17 Dez 2015 14:43   Redator(a): Tânia Magalhães

População elogia a saúde no Simões Lopes

Com padrão da Rede Bem Cuidar, a Unidade oferece presteza e qualidade

A recém reinaugurada Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Simões Lopes está consolidando sua aprovação pelos usuários do sistema público de saúde, devido ao fato de oferecer serviços diferenciados propostos pelo padrão de qualidade projetado pela Rede Bem Cuidar, que prioriza a participação da comunidade na elaboração do programa de atendimento.

A UBS Simões Lopes foi reaberta no último sábado (12/12/15), completamente transformada. O antigo posto de saúde da localidade deixou somente saudades, pois a nova Unidade, além do atendimento básico, também prioriza o bem-estar, com modernos recursos de equipamentos, como aparelho de eletrocardiograma digital e autoclave para esterilizações, além do mobiliário novo, totens informativos e informatização.

A procura pelos serviços da nova UBS tem sido intensa desde segunda-feira (14). Na última quarta-feira (16), o seu Avelino Morales aguardava atendimento, quando declarou que “antes era razoável. Agora, é mais do que ótimo”. Além de pertencer ao grupo de hipertensos, ele consulta o médico periodicamente naquele local. “O novo modelo está recém começando, mas já se vê a diferença, pois a espera não é longa para ser chamado. Todos os postos da cidade deveriam ter essa qualidade.”

Ricardo Silveira, também morador no Simões Lopes e usuário dos serviços públicos de saúde, afirmou que “a reforma ficou ótima; a saúde é satisfatória; o atendimento e o espaço para espera são de primeira.” Ele se consulta no local e busca suas receitas. “Sou sempre bem atendido. Agora, mais ainda.”

Michele Porto levou sua filha Raíssa, de quatro anos, para ser atendida devido a lesões no couro cabeludo. Do consultório, foi direto à farmácia pública, no mesmo local, onde recebeu os medicamentos prescritos para o tratamento. “A UBS ficou muito boa; 100%. Moro na ponte, na vila dos pescadores, e sempre venho aqui. Agora está muito melhor.”

Dona Zulmira Borba Silveira também esteve nesta quarta-feira na UBS Simões Lopes. Ela foi retirar sua receita. “Fui muito bem recebida. Foi rápido; só esperei um pouquinho para chegar o número da minha ficha e já estou saindo. O lugar ficou maravilhoso. A sala de espera está muito confortável.”

Na segunda-feira (14) – reabertura da Unidade – a procura foi intensa. Cem fichas (senhas) de atendimento foram entregues. O movimento continuou alto na terça, com mais de 60 fichas. O horário de atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

A UBS Simões Lopes é a segunda do padrão da Rede Bem Cuidar em Pelotas. A primeira deste modelo foi a da Bom Jesus, inaugurada em janeiro deste ano. No local, há farmácia, consultórios clínicos e odontológico, orientação de educador físico para uso dos equipamentos de ginástica ao ar livre às terças e quintas-feiras e horta comunitária em fase experimental.

O projeto da Rede Bem Cuidar faz parte do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos oferecidos à população. A cocriação da Rede Bem Cuidar conta com o apoio do Instituto Tellus, parceiro técnico da Comunitas no programa Juntos.