Erro! UBS Guabiroba será a terceira da Rede Bem Cuidar em Pelotas

15 Jan 2016 14:28   Redator(a): Tânia Magalhães

UBS Guabiroba será a terceira da Rede Bem Cuidar em Pelotas

Contrato e ordem de serviço para início das obras serão assinados terça-feira

Moradores da Guabiroba estão perto de ver a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ser transformada para o padrão da Rede Bem Cuidar, tornando-se a terceira, em Pelotas, a receber atendimento e acolhimento nesse modelo. A assinatura do contrato e da ordem de serviços será na terça-feira (19/01/2016), às 14h, na própria UBS.

O prefeito Eduardo Leite destaca que a Rede Bem Cuidar tem merecido destaque nacional porque se trata em um novo conceito que prioriza a prevenção e promoção da saúde ."É isso que queremos levar para a população da Guabiroba. Cada vez mais possamos investir na saúde e evitar as doenças, assim como melhorar a qualidade de vida das pessoas. Chegar a esse novo conceito na Guabiroba é especialmente importante pois vamos alcançar milhares de pessoas numa das regiões mais populosas da cidade", afirma Eduardo.

As atuais instalações da unidade receberão reforma e ampliação. O investimento na obra é de R$ 877 mil e os serviços serão executados pela construtora Azevedo Aquino, vencedora do processo licitatório do projeto. Serão reformados 106 metros quadrados de área, além da ampliação de 242 metros. “Assim como as outras duas UBSs da Rede Bem Cuidar – Bom Jesus e Simões Lopes – na da Guabiroba também serão desenvolvidas novas capacidades de atendimento e acolhimento”, comentou.

A UBS Guabiroba, hoje com duas equipes de Saúde da Família, passará a contar com três. Isso significa a ampliação de 50% de serviços dessa natureza. A Unidade também contará com duplicação de atendimento odontológico, passando de um para dois consultórios.

Educador físico, farmácia distrital, academia e playground ao ar livre também farão parte do centro de saúde e bem-estar que, além disso, será completamente informatizado.

O diferencial do padrão da Rede Bem Cuidar é o envolvimento dos usuários, servidores e gestores públicos no processo de atendimento e acolhimento.

O projeto de cocriação da Rede conta com o apoio do Instituto Tellus, parceiro técnico da Comunitas no programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, iniciativa de melhoria da gestão e dos serviços públicos oferecidos à população.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. A organização lidera o programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa de aprimoramento da gestão pública.