Erro! UBS Simões Lopes acaba com sistema de fichas na fila

Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

02 Mar 2016 16:49   Redator(a): Tânia Magalhães

UBS Simões Lopes acaba com sistema de fichas na fila

Proposta da Rede Bem Cuidar é priorizar o acolhimento e todos os que procuram a Unidade são ouvidos no mesmo dia

A- A A+

          Não tem mais fichas na fila. Ninguém precisa acordar de madrugada para marcar lugar. O sistema de acolhimento garante que todos os que procuram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Simões Lopes são ouvidos no mesmo dia, enquanto que o agendamento marca atendimento para data posterior.

          A UBS Simões Lopes, inaugurada em dezembro de 2015, é a segunda de Pelotas no padrão da Rede Bem Cuidar. A Unidade foi transformada num verdadeiro centro de saúde e bem-estar e estruturada com a participação e envolvimento de moradores do bairro. É totalmente informatizada.

          Usuários da rede pública de Saúde, moradores do Simões Lopes, contam na nova UBS com medicação da farmácia distrital, com consultas médicas, de enfermagem, procedimentos, dentista, nutricionista e assistente social. Na programação e atividades, constam encontros de grupos de hipertensos, diabéticos, de pré-natal, puericultura e atividades físicas, que incluem a utilização dos equipamentos da academia ao ar livre.

          A farmácia distrital tem tudo o que é oferecido na Municipal, como insulina, anticoncepcionais, e medicação de receitas controladas brancas e azuis, e tem farmacêutico. Antes, contava apenas com o básico oferecido pelas UBSs.

          O projeto de cocriação da Rede Bem Cuidar, cujo padrão foi adotado para a UBS Simões Lopes, conta com o apoio do Instituto Tellus, parceiro técnico da Comunitas no programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, que visa a melhorias da gestão e dos serviços públicos oferecidos à população.

Aprovação

          O senhor Claudiomar Martins Duarte, morador do bairro, utiliza há muitos anos os serviços públicos de saúde. Na UBS, é frequentador assíduo das reuniões do grupo de hipertensos. “Está muito bom. Mudou o atendimento depois da reforma. Explicam tudo para a gente”, afirmou, complementado que sua maior satisfação é quanto à farmácia distrital, onde retira a medicação que lhe é prescrita sem ter que percorrer outros locais. “Tem sempre meus remédios: para pressão, colesterol, diabetes, inclusive insulina. Antes, eu ia na Farmácia Municipal. Agora, ficou mais perto, mais fácil.”

          Dona Neli Brum Gomes, que reside à rua Tobias de Aguiar, também pertence ao grupo de hipertensos. Ela concorda com a mudança na qualidade do atendimento. “O pessoal faz palestras, pesagem, medição de pressão e também dão as receitas dos remédios que encontro aqui mesmo. Melhorou muito.”

          Lídia Barbosa Antunes, mãe do menino João Vicente, de quatro meses, utiliza os serviços de vacinação infantil da UBS. O bebê fez o teste do pezinho, quando o posto ainda não tinha sido reformado. “Melhorou cem por cento”, afirmou a mãe, referindo-se principalmente ao espaço físico da Unidade e à agilidade e rapidez nos atendimentos.

          Comunitas

         A Comunitas é uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário, que estimula o envolvimento de lideranças públicas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população. A organização lidera o programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, de aprimoramento da gestão pública.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel