Erro! Mercado Central terá novidades para este ano

09 Mar 2017 12:58   Redator(a): Camila Faraco

Mercado Central terá novidades para este ano

Duplicação da capacidade de energia, licitação de sete bancas, nova pintura do prédio e programação cultural foram apresentadas pela prefeita

O Mercado Central terá novidades para este ano com a duplicação da capacidade da energia elétrica, abertura da licitação de sete bancas e nova pintura do prédio. A prefeita Paula Mascarenhas conversou com os permissionários das bancas na manhã desta quinta-feira (9) no Paço e em seguida apresentou as melhorias em coletiva de imprensa.

Segundo Paula, a prefeitura quer ajudar na consolidação do Mercado, através de uma construção coletiva. “Nosso papel enquanto poder público é compatibilizar o fim comercial com o cultural. O Mercado não é cristalizado e precisamos acompanhar esse perfil dinâmico”, afirmou aos oito permissionários e três produtores culturais presentes na reunião.

A licitação de sete bancas para atividades comerciais foi publicada nesta quinta, assim como a da pintura externa do prédio, orçada em R$ 133 mil. “Nossa expectativa é que esses pontos sejam finalmente alocados, já que nas últimas cinco licitações não houve interessados. Com as melhorias que estamos implantando, queremos consolidar o potencial turístico e gastronômico do Mercado”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima. Já o investimento de R$ 237 mil, oriundo de emenda parlamentar, trará o dobro de capacidade de energia ao local em até 45 dias – o que incentivará a abertura comercial aos domingos.

Estima explicou que o Mercado arrecada aproximadamente R$ 750 mil por ano com os aluguéis dos permissionários. Desse valor, 85% é investido na manutenção do próprio empreendimento, com serviços de limpeza, vigilância e compra de materiais de higiene. Os 15% restantes vão para o Fundo de Reserva, destinado a investimentos como a pintura externa. O Mercado é autossuficiente, portanto não depende de recursos do Município.

Além disso, Paula comunicou a mudança de lugar dos shows, como dos grupos Renascença, Mercado Samba Clube e Sexta Black, do pátio 4 (na torre da Quinze de Novembro com Largo Edmar Fetter) para o pátio 1 (Andrade Neves com Tiradentes). “As apresentações que têm reunido centenas de pessoas irão para um pátio cultural, com mais espaço e sem restaurantes, para não favorecer um ou outro permissionário e também para que outro tipo de público possa desfrutar dos ambientes gastronômicos internos, em novas mesas que serão disponibilizadas às bancas, sem aglomeração ou tumulto”, falou. Os outros pátios internos também terão à disposição um palco móvel para a apresentação de voz e violão.

A programação para o primeiro trimestre também foi apresentada, com a novidade da realização do Sete Entardecer no Mercado Central. Os eventos serão no pátio 1 (Andrade Neves com Tiradentes), das 18h às 21h30min.

Confira:

Março