14 Mai 2012 13:03   Redator(a): Salvador Tadeo 7353

Transposição de água do Arroio Pelotas deve iniciar esta semana

O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas -Sanep- está encaminhando solicitação de licenciamento ambiental para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental - Fepam - para iniciar, ainda esta semana, a transposição de água do Arroio Pelotas para a Barragem do Santa Barbada. “Estamos fazendo uma vistoria técnica para avaliar as condições das bombas, uma revisão geral em todo o sistema operacional, além da parte legal”, afirma o superintendente Operacional do Sanep, Rinaldo Galli.

A Barragem Santa Bárbara está com 2,6 metros abaixo do nível, o que coloca o Município em uma situação crítica de abastecimento, argumenta o diretor-presidente da autarquia, Daltro Irigoyem. Equipe do Sanep está no local realizando o estudo técnico para que possa ser feita a transposição.

A transposição será realizada da mesma forma que foi feita em anos anteriores. A água sairá do Arroio Pelotas para os dois açudes na Granja Retiro II, local onde estão localizados os dois levantes com as bombas, após a água será jogada no arroio do Passo do Cunha, onde segue por gravidade até a Barragem Santa Bárbara.

As bombas deverão ficar ligadas 24 horas, e terão capacidade para 900 litros por segundo. A Estação de Tratamento Santa Bárbara consome 500 litros por segundo, e a expectativa é de que a água transposta venha a atender o consumo diário, sobrando ainda para uma pequena reserva.