01 Jun 2012 17:25   Redator(a): Joice Lima 025029

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 13 de junho

A Gerência de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, em acordo com novo comunicado da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2012 foi prorrogada até o dia 13 de junho. Assim, as pessoas que integram os grupos prioritários – gestantes, idosos, crianças menores de dois anos e trabalhadores da área da saúde – poderão, neste período, dirigir-se às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município e ao Centro de Especialidades para tomar a dose que deve protegê-las contra as complicações de uma gripe.

Gerente da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes Reis disse que foram montadas algumas medidas estratégicas - independentemente da prorrogação da campanha, que só foi confirmada no final da manhã desta sexta-feira -, de modo que prossegue também a vacinação de doentes crônicos, mediante atestado médico, e, a partir da próxima segunda-feira, dia 4, começa a imunização dos profissionais da Segurança Pública, conforme listagem abaixo.

Estratégias da Vigilância Epidemiológica/SMS a partir de 4 de junho de 2012:

* Manter a vacinação para os grupos de risco da campanha – idosos; crianças de 6 meses a dois anos; gestantes e profissionais de saúde;

* Manter a vacinação de pacientes com doença crônica através de atestado médico indicando o tipo de doença crônica;

* Vacinação de trabalhadores da Segurança Pública – Brigada Militar; Corpo de Bombeiros; Escola Tiradentes; Polícia Civil; Delegacia da Mulher; Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal; Guarda Municipal; Agentes de Trânsito; Funcionários do INSS; funcionários da Prefeitura de Pelotas e Sanep.

As pessoas contempladas nesta estratégia podem comparecer a qualquer US com a identificação profissional da entidade a que pertence e pacientes crônicos com atestado médico da doença crônica.

Parcial da Campanha da Influenza – doses aplicadas em Pelotas/RS até 1º de junho de 2012

População alvo da campanha      Meta       Doses aplicadas         Cobertura vacinal %

Crianças 6 meses até 2 anos       6.087             3.608                              59%

Trab. Saúde                                  4.357             4.750                            109%

Gestantes                                     3.044             1.554                               51%

Idosos                                        49.764             29.557                               59%

Indígenas                                          -                      8*                                  -

Total                                           64.195             39.469                              60% Fonte: SI-PNI/Gerência de Vigilância Epidemiológica/SMS/Pelotas/RS

*família indígena acampada em Pelotas – município não é região aldeada então não tem população alvo.

* também será vacinada a População Prisional (apenados e funcionários) - 943 pessoas no total. Entre quinta e sexta-feira foram vacinadas mais de 300 pessoas. Este número não está incluído na parcial divulgada acima.