14 Jun 2012 16:02   Redator(a): Ascom

Prefeito visita Câmara de Vereadores

Na manhã de hoje (14), o prefeito Adolfo Antonio Fetter, retribuindo visita que recebeu há cerca de dez dias, esteve por mais de duas horas, na Câmara de Vereadores, quando se reuniu com representantes de todos os partidos políticos com assento naquele parlamento.

Reiterando posicionamento anterior, o Prefeito propôs a consolidação de uma pauta em torno de interesses da cidade, sem que o processo político-eleitoral interfira no debate e solução das questões urgentes da comunidade pelotense. Ele insistiu na necessidade de separar política e governo, reconhecendo a importância de serem respeitadas as posições político-partidárias de cada um, principalmente em face da campanha sucessória, onde as críticas fazem parte do processo. Em síntese, o Prefeito defendeu uma ação cooperativa em torno de temas que, por serem de interesse da cidade independentemente de quem componha a Administração, são suprapartidários.

Participaram do encontro os vereadores; Eduardo Leite (PSDB), Milton Martins (PT), Beto da Z3 (PT), Diaroni dos Santos (PT), Idemar Bartz (PTB), Roger Nei (PP), Ademar Ornel (DEM), Waldomiro Lima (PRB), José Ignácio de Jesus (PDT), professor Adinho (PPS) e Oraídes Soares (PPS).

Em havendo sido confirmada viagem a Brasília nos próximos dias 19 e 20, os vereadores foram convidados a acompanhar o Prefeito na agenda que tem por base visita ao Ministério das Cidades, para solicitar ampliação nos limites do programa Minha Casa, Minha Vida 2 e liberação de 19,8 milhões, aprovados desde junho de 2011, para obras de pavimentação em sete importantes vias da cidade, que compreendem a duplicação da avenida Salgado Filho, pavimentação das avenidas 25 de julho e Leopoldo Brod, nos trechos entre a avenida Fernando Osório e a BR-116, pavimentação das avenidas Ildefonso Simões Lopes (entre o cemitério e a Sanga Funda), Corredor do Obelisco, avenida Assis Brasil (entre Fernando Osório e aeroporto) e avenida João Jacob Bainy (Vila Silveira, até o contorno).

No Ministério dos Transportes, DNIT, tratativas em torno do contorno ferroviário de Pelotas com a retirada dos trens de dentro da cidade.

O PAC Cidades Históricas, com destaque para a situação do Teatro Sete de Abril, será o tema da audiência no IPHAN.

A agenda encerra, em princípio, com visita ao vice-presidente de Atendimento, Distribuição e Negócios da Caixa Econômica Federal, José Henrique Marques da Cruz, para tratar da ampliação do relacionamento da instituição com o Município.

Os vereadores aceitaram o convite e já designaram uma comissão composta pelo parlamentares Milton Martins (PT), Idemar Bartz (PTB), Roger Nei (PP), Ademar Ornel (DEM), e professor Adinho (PPS), presidente do Legislativo, para acompanhar o Prefeito.

Na qualidade de presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL), Adolfo Antonio Fetter pretende ainda audiências em vários ministérios tendo em vista a grave situação que enfrentam os agricultores gaúchos, que tiveram suas lavouras e atividades dizimadas pela estiagem e que motivou, no início da semana, o envio de ofícios ao ministro da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, à ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Helena Hoffmann, ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, e ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas, atendendo solicitação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS.

Ainda durante a visita aos vereadores, o Prefeito debateu as imensas dificuldades que vem sendo enfrentadas pelos prefeitos em face da opção do Governo Federal em enfrentar a crise econômica mundial com isenções que atingem fortemente os chamados impostos compartidos e que se refletem, por exemplo, numa diminuição das previsões de crescimento do Fundo de Participação dos Municípios e ICM, sobre os quais foram elaborados os orçamentos de 2012. Mantidas as reduções, corre-se o risco de obter este ano uma arrecadação inferior à de 2011.

Ao final do encontro, o Prefeito não escondia sua satisfação com o clima amplamente democrático e de respeito às divergências, convicto de que todos estão unidos num esforço para que a futura administração encontre uma Pelotas com acentuadas perspectivas de desenvolvimento.