14 Jun 2012 19:32   Redator(a): Joice Lima 025029

Fepam lacra aterro e força antecipação do transbordo

De forma inesperada, no fim da tarde de hoje (14), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM-RS), com apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM-RS) e BM, lacrou o Aterro Controlado da Prefeitura de Pelotas, impedindo o despejo do lixo doméstico coletado no dia e noite desta quinta-feira. O prefeito Adolfo Antonio Fetter considerou o fechamento abrupto do aterro, pela Fepam, uma atitude prepotente, arbitrária e inconsequente, e ressalta que tal medida poderia vir a causar inúmeros transtornos e inconveniências à população pelotense – sobretudo considerando a inconveniência do horário e a chegada de chuva – caso a Administração Municipal ainda não estivesse condições de dar início ao sistema de transbordo.

“Graças ao trabalho dedicado e competente do setor de Resíduos Sólidos do Sanep, liderado pelo incansável engenheiro Edson Plá Moterosso, nós estamos aptos a enfrentar esta arbitrariedade com o início provisório e ainda sem as condições ideais do setor de Transbordo, frustrando o intento daqueles que agiram de forma leviana e irresponsável contra a comunidade de Pelotas. Agradeço a equipe que vai ter que trabalhar fora das condições ideais, mas que está a altura da necessidade do momento”, ressaltou o prefeito.

Atenta ao fim da vida útil do Aterro Controlado, que foi utilizado por cerca de 40 anos, a Prefeitura fez licitação e contratou uma empresa para operar a Estação de Transbordo, localizada na BR-392, e transportar os resíduos para o aterro de Candiota. A empresa contratada estava finalizando alguns detalhes técnicos e a previsão era entrar em funcionamento – em condições plenas de trabalho – já na próxima semana.

O prefeito estranha muita a atitude da Fepam, sobretudo considerando que a Fundação concedeu a licença de operação à Estação de Transbordo no dia 05 do corrente mês. Assim que tomou conhecimento do fechamento do Aterro Controlado, contudo, Fetter buscou contato com o governador do Estado, Tarso Genro, e a secretária de Gestão, Miriam Marroni, estando no aguardo de seus retornos, para expressar sua inconformidade e solicitar que a medida seja revista imediatamente.

“O Sanep contatou a empresa e já está tudo acertado para começarmos o transbordo, ainda que de forma provisória, ainda esta noite, por volta das 23h”, assegurou Edson Plá Moterosso, chefe do Setor de Resíduos Sólidos da autarquia.