26 Jun 2012 18:51   Redator(a): Joice Lima 025029

Fetter e equipe apresentam proposta para Rua do Doce

No final da tarde desta terça-feira (26), o prefeito Adolfo Antonio Fetter e parte de sua equipe de secretários municipais receberam, no salão nobre do Paço Municipal, as doceiras que há anos comercializam suas iguarias no calçadão da rua Andrade Neves, entre as ruas Lobo da Costa e Floriano Peixoto. Os gestores conversaram com as doceiras e apresentaram algumas possibilidades de novos espaços, que elas poderiam vir a ocupar. Uma das sugestões, que pareceu agradar a grande maioria, foi a ideia de se instalar a Rua do Doce na travessa Conde Piratini, localizada entre a Bibliotheca Pública e o Paço Municipal.

Durante a explanação inicial, o prefeito comentou brevemente todas as obras de requalificação da área central de Pelotas – que ele chamou de “nosso cartão de visitas”. “O Centro é nosso local de lazer, de compras e é também o principal ponto de atração turística de nossa cidade. Hoje ele apresenta muitos problemas de encanamento e de fiação inadequadas que lhe dão um aspecto feio e mau cheiro. Temos tudo preparado para começar as obras assim que forem concluídas as do Mercado Central e do Shopping Popular, para onde devem ir parte dos vendedores ambulantes que ocupam a área central. Vamos dar início à obra e deixá-la em andamento, com os recursos garantidos, para que tenha continuidade no ano que vem”, enfatizou.

Fetter recordou que, entre as obras de melhorias da área central, constam a requalificação completa da Praça Coronel Pedro Osório, a restauração de diversos prédios históricos (Paço Municipal, Bibliotheca Pública, Grande Hotel, Casa da Banha, Casarões Dois, Seis e Oito, este último em andamento, e o Mercado Central – que deve ser reinaugurado nas próximas semanas), a construção do Shopping Popular, em andamento, e, por último, a reforma do calçadão.

O projeto de revitalização do calçadão, explicou o prefeito, prevê organização da fiação das redes de telefonia, elétrica e de TVs a cabo; a reconstrução das redes de esgoto – na atualidade entre 70% e 80% das ligações são inadequadas, ligadas à rede pluvial e não de esgoto, o que confere o mau cheiro característico em vários locais; a troca completa do piso, que estraga com facilidade; e ainda viabilizar entradas para viaturas da polícia, ambulâncias e bombeiros, a fim de melhorar a segurança nesta área.

“Estamos fazendo tudo isso para oferecer melhores condições de trabalho àqueles que atuam nesta área e para deixar o calçadão mais bonito, mais atraente aos turistas e visitantes, o que deve atrair mais público e, consequentemente, mais ganhos aos comerciantes”, ponderou o prefeito. “Mas hoje nós estamos aqui para ouvir as senhoras, que há quase trinta anos vendem o produto que é a marca registrada do nosso município: os doces tradicionais de Pelotas. Viemos para apresentar nossas ideias e ouvir as de vocês”, salientou Fetter.

Participaram da reunião com as doceiras, além do prefeito Fetter e do vice-prefeito Fabrício Tavares, os secretários Luiz Carlos Villar (SSU), Aline dos Santos (Sdet), Annie Fernandes (Secult), Fernando Panatieri (SGU) e ainda Mogar Pagana Xavier, superintendente da Central das Coordenadorias Regionais (SGU), Jair Seidel (secretário-executivo da UGP), Cristiane Grequi (PGM) e Isabel Cristina Recuero, coordenadora do setor de Feiras da SSU.

Assim como já havia ocorrido com os permissionários do Mercado Central e com os vendedores ambulantes do camelódromo e agora com as doceiras, na próxima quinta-feira (28) a equipe da Prefeitura conversará com os relojoeiros que atuam na área central.