03 Jul 2012 17:06   Redator(a): André Cunha

EMEF Garibaldi grava música para a comemoração dos 200 anos

Na última sexta-feira (29), a EMEF Garibaldi esteve em estúdio para a gravação da música "Pelotas", que foi composta em conjunto pelos alunos de 4º a 8º ano. A letra da música trata sobre a Colônia Maciel, a cidade do doce, a colonização italiana, os índios, a pelota, o Arroio Pelotas (que deu origem ao nome da cidade), o charque, as charqueadas, a culinária, a agricultura do pêssego e o vinho. A supervisão ficou por conta da professora de música Vitória Feldens, integrante do projeto "Oficina de Expressão".

Os 48 alunos participaram com voz e tiveram o acompanhamento de flauta, violão e percussão, sob regência da professora de música. A obra foi composta em 2011, através de material de apoio dos livros do ‘Patrimônio Cultural’ e foi apresentada pela primeira vez na EE Nosso Senhor do Bom Fim, na cidade de Morro Redondo. Além disso, houve a participação no VI Festival de Arte da Escola no CMP.

No ano de 2012, a escola já apresentou- se na Semana da Família em Maio, e na EMEF Júlio de Castilhos. No dia 23 deste mês, a escola apresentou-se em sua própria sede, quando o prefeito Adolfo Antonio Fetter e a secretária Mariluce Kurz Vieira visitaram a instituição de ensino. Na ocasião, o prefeito então sugeriu a gravação em estúdio, para que a música fizesse parte do CD alusivo aos 200 anos.

Acompanharam os alunos as professoras Gaciana Roloff e Jaqueline Dutra Mayer. A escola tem a direção da professora Lúcia Cristina M. dos Santos. Além delas, os supervisores de ensino da Smed, Ataulfo Martins e Lilia Rochedo de Sousa, acompanharam todo o processo de gravação.

Letra da Música:

Pelotas

(Composição coletiva dos alunos de música do projeto Oficina da Expressão, Escola Garibaldi)

Pelotas, cidade do doce, Pelotas, cidade maravilhosa

Pelotas, cidade do amor, Pelotas, minha cidade tão bela

Os índios usavam uma canoa, ela era feita de couro

Navegando no arroio, o nome a nossa cidade

Nas muitas charqueadas, o charque era produzido

Uma rica culinária, muitos doces e conservas

Na colônia de Pelotas, paisagens verdejantes

Arroios limpos e cachoeiras, favorecem a agricultura

Maciel, colônia italiana, há mais de 100 anos

Produzindo pêssego e vinho, com muita festa e alegria.