30 Jul 2012 18:35   Redator(a): André Cunha MTB: 13.975

Secretaria da Saúde avalia panorama da gripe

Na tarde desta segunda-feira (30), em seu gabinete, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, reuniu-se com o Comitê Municipal da Influenza com objetivo central de avaliar o atual panorama da gripe no Município e, ao mesmo tempo, em conjunto com as demais instituições de saúde, discutir estratégias de combate e ações de reforço que possam ser incrementadas à prevenção da doença. Os cuidados de prevenção na rede de Atenção Básica, a retaguarda necessária da rede hospitalar, caso haja um aumento pela demanda de leitos e a disponibilização de vacinas para atender os registros de casos foram temas amplamente discutidos. Na oportunidade, a Secretaria, juntamente com o Comitê, constataram a necessidade de formalizar um ofício ao governo do Estado solicitando mais vacinas para atender a saúde local.

Durante o encontro, foram apresentados o número de casos confirmados e o número de óbitos por H1N1 na cidade, no período de 2009 a 2012. Em 2009, quando marca a entrada do vírus, foram confirmados 97 casos e nove óbitos, totalizando 165 notificações. No ano seguinte, em 2010, foram 15 notificações e nenhum caso confirmado. Já no ano de 2011 foram notificados 38 casos e, destes, sete confirmados e um óbito. Neste ano, até o meio-dia desta segunda-feira (30), foram notificados 26 casos e confirmado apenas um, que resultou em óbito. Ainda de acordo com os dados mencionados, em 2012, 49.891 pessoas foram imunizadas, representando 79% da meta a ser atingida, de 63.250 pessoas. Também ficou constatado que caíram, desde 2009, os casos confirmados e óbitos.

“Foi muito produtiva a reunião. A representatividade das instituições foi altamente qualificada por todos hospitais presentes, pelo Estado, através da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e pela presidência do Conselho Municipal de Saúde. Isso fez com que vários segmentos presentes pudessem sugerir ações concretas em relação à prevenção, uso de medicamentos e assistência propriamente dita”, analisou Arita.

O fosfato de oseltamivir, medicação indicada para o tratamento e para profilaxia de gripe, está disponível na Farmácia Municipal, Ubai Navegantes e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dunas, Bom Jesus, Fraget, Virgílio Costa, Barro Durro, Panfragata, Cohab Lindóia e todas localizadas na zona rural.

Os gestores destacaram a importância do ato de lavar as mãos; uso de álcool gel no ambiente público e ambientes hospitalares; evitar ambientes fechados e aglomerados por tempo prolongado e o uso de equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais de saúde e usuários. Também foi destacado a necessidade de se priorizar o atendimento de clientes com implicações respiratórias; viabilizar reserva técnica de leitos e de isolamento na rede;   realizar contatos com empresas de transporte coletivo, a fim de disseminar métodos preventivos àqueles que usam este meio de transporte; solicitar material informativo para 3ª CRS, para ser distribuído em pontos estratégicos e ainda restringir visitas a pacientes hospitalizados.

Na ocasião, ficou acertado contatos futuros com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) para discutir métodos preventivos durante a volta às aulas e um canal de comunicação com o centro epidemiológico da UFPel, para avaliar estudos e resultados sobre a influenza.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Reis Gomes, a reunião com o comitê buscou traçar estratégias e fortalecer as ações em geral, por meio do compartilhamento dos conhecimentos entre os diversos órgãos envolvidos.

Na próxima segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará continuidade às ações acerca da influenza.