02 Ago 2012 17:28   Redator(a): André Cunha MTB: 13.975

Secretária de Saúde ouve usuários do Caps Fragata

Em uma assembleia de usuários realizada no Centro Atenção Psicossocial (Caps) Fragata-Norte, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, recebeu dos usuários um abaixo-assinado acerca das demandas do local. Por meio do documento, os assistidos reivindicam a contratação de um profissional de educação física, além de outros pleitos como a reforma da cozinha, melhorias nas instalações da casa e a ampliação da medicação específica para a saúde mental na lista da Relação Municipal de Medicamentos (Remume).

Durante o encontro, marcado pela descontração, a secretária, acompanhada pela equipe técnica, respondeu a todas perguntas. Uma delas, referente ao banheiro da Farmácia Municipal. De acordo com ela, ontem (01), foi assinado o empenho, no valor de R$ 8.176, para a construção dos banheiros masculino, feminino e para deficientes físicos.

No que diz respeito à ampliação da medicação na Remume, Arita disse que será feito um estudo para definir o elenco mínimo de medicação mental necessário e sua possível inclusão na relação. Quanto à reforma da cozinha, a secretária afirmou que o projeto está pronto, o material comprado, faltando apenas a contratação da empresa para a execução da obra.

A chefe da pasta pôde conferir a efetivação de uma demanda local: a demarcação de uma faixa de segurança na frente do Caps Fragata, que havia sido solicitada pela usuária Sandra Rodrigues, em uma audiência, com o prefeito Adolfo Antonio Fetter, ocorrida na 2ª edição do Fala Pelotas, no bairro Fragata. Na oportunidade, secretária e usuários realizaram uma travessia simbólica e constataram a dificuldade de fazer a travessia para o canteiro central da Avenida Duque de Caxias, devido à alta velocidade com que transitam os veículos pela principal via do Fragata. Usuário há 12 anos, Fagner Duarte pediu a colaboração dos motoristas em respeitarem a faixa de segurança, pois em horários de pico torna-se complicada a passagem dos que utilizam o centro e demais transeuntes. A secretária também reforçou o apelo e pediu aos motoristas mais conscientização no trânsito, salientando que o acesso é utilizado por usuários do Caps, que necessitam de algum modo ajuda de seus familiares para realizar a travessia.