10 Ago 2012 18:39   Redator(a): André Cunha MTB: 13.975

Smed fecha parceria com OAB

Ontem (09), as representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, as advogadas Marilan Moreno Fonseca e Maria Helena Dias Michelon, reuniram-se com as representantes da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), supervisora de Ensino, Lilia Rochedo de Sousa e a professora de Arte, Clair Fonseca Feijó, da EMEF Jacob Brod, para programar a primeira edição do Projeto OAB Vai à Escola - “Minha Escola é legal”, que será levado às escolas municipais. A professora faz um trabalho contínuo com seus alunos com questões referentes à paz, meio ambiente, arte e música.

O Projeto tem como objetivo contribuir, através da conscientização social, para o exercício consciente da cidadania, formando alunos e professores multiplicadores na questão tratada. As palestras abordarão temas como cidadania, direitos humanos, papel da OAB/RS e Constituição Federal; além da troca de experiência entre escolas envolvidas. A ação visa intensificar a conscientização dos estudantes quanto aos deveres de cidadão.

O projeto-piloto será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio, nos meses de setembro e outubro, para professores e alunos de 1º ano a 8ª série. No primeiro encontro, o projeto será voltado para professores e alunos de séries/anos iniciais e o segundo para professores e alunos de séries/anos finais do ensino fundamental.

Neste primeiro encontro haverá apresentações musicais do Rap-Cultura da Paz, composto por alunos, do Hino da Paz de Nando Cordel, do Projeto PazArte da EMEF Jacob Brod, desenvolvido pela professora Clair.

O projeto

Foi idealizado pela OAB/RS e no Município será desenvolvido pela OAB Subseção Pelotas - Comissão da Mulher Advogada, com apoio do Rotary Princesa do Sul. Nesta primeira etapa terá palestras da juíza de direito aposentada Maria do Carmo Amaral Braga, e da psicóloga Maria da Graça Pinto Ferreira. Para as próximas edições do projeto serão convidados palestrantes conforme as necessidades de cada escola.

O projeto será levado a uma escola por mês, sempre aos sábados e com assuntos sempre de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar.