15 Ago 2012 18:45   Redator(a): Joice Lima 025029

Empreendedores imobiliários apresentam propostas à Prefeitura

O prefeito Adolfo Antonio Fetter e parte do secretariado estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (15), no salão nobre do Paço Municipal, com representantes de empresas construtoras de imóveis associadas, proprietárias de terrenos localizados nas imediações do Foro e do futuro Shopping Pelotas - previsto para ser inaugurado em abril de 2013 -, na zona leste do Município, que apresentaram diversas propostas que visam uma “ocupação urbanisticamente organizada” daquela área, segundo palavras do engenheiro Luiz Eduardo Bastos dos Santos, diretor da Real Empreendimentos, que conduziu a apresentação.

Fetter disse que pretende deixar resolvido e adiantado tudo o que for de competência da Prefeitura, desde que traga benefícios à comunidade pelotense e esteja em conformidade com a lei. “Nossa assessoria jurídica vai se certificar de que não haja nenhuma irregularidade, mas se for para melhorar para todos, não vejo porque não entrarmos em acordo”, disse o prefeito.

Os terrenos em questão são de propriedade de dois grupos associados: a Urbaniza S.A. (composta pelas empresas: Real Empreendimentos, Companhia Tiarajú de Empreendimentos e Godsztein S.A./POA) e a Shopping Sul S.A. (composta pelas mesmas três empresas mais a Constructa Empreendimentos Imobiliários). As negociações sugeridas incluem a permuta de uma área da avenida São Francisco de Paula (que seria entregue à Prefeitura com um lado da via já pavimentado) por outra, bem menor, no Corredor das Tropas (de interesse das empresas associadas) e doações de áreas, por conta da ocupação do entorno do Complexo Judiciário, conforme previsto pela lei, entre outros.

Os grupos também solicitaram que seja ampliado o limite vertical das construções naquela área – o que, segundo o engenheiro Santos, viabilizaria mais áreas verdes e espaço maior entre os prédios. Além disso, o grupo discorreu sobre a previsão de futuras expansões das áreas residenciais e comerciais e medidas que melhorariam a fluidez do trânsito naquela zona, comprometendo-se a apresentar um estudo comprovando que as vagas de estacionamento que serão geradas estarão sendo atendidas, de acordo com o planejamento previsto.

Os empreendedores imobiliários se comprometeram a apresentar as propostas formalmente, com memorial descritivo de cada uma, para avaliação final da equipe de gestores municipais e, caso a Prefeitura esteja em conformidade com os termos sugeridos pelos empresários, será firmada em cartório, o quanto antes, a escritura com os compromissos assumidos pelas partes envolvidas no processo.

Também participaram da reunião Ênio Sandler (Goldsztein), Cristina Ribeiro Moraes (Tiarajú), Augusto Oliveira Júnior (Josapar), entre outros representantes das empresas e, da Prefeitura de Pelotas, o arquiteto Guto King (SGU), o procurador geral do Município Luiz Eduardo Longaray (PGM), o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Agostinho Meirelles, os secretários Jacques Reydams (SMO), Flávio Al-Alam (SSTT), Fernando Panatieri de Brito (SGU) e José Bonifácio Poetsch, representando a Secretaria de Gestão Financeira (SGF).