17 Ago 2012 16:43   Redator(a): Tatiana de la Torre 10.866

Portal Digital mostra investimentos municipais georreferenciados

A Prefeitura de Pelotas lança nesta terça-feira, 21, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal, o Portal Digital do Planejamento Estratégico de Pelotas. O material irá dispor na internet todas as ações realizadas e em andamento, nos últimos oito anos, em cada região do município. O material utiliza recursos gráficos, ilustrativos, além de georreferenciamento.

Divido em seis regiões (Zona Rural, Zona Norte, Fragata, Centro, Areal e Praia), o Município é visto através de fotos e de imagens de satélite (google maps), que permitem a localização exata de cada ação. As descrições de obras e investimentos são apresentadas de forma sucinta, descrevendo a ação, localização, status, e custo.

Segundo a coordenadora do projeto, a assessora especial do Gabinete do Prefeito, Berenice Nunes, o material ratifica a cultura do planejamento e da transparência das ações públicas. “Mais do que as ações desenvolvidas pela Prefeitura, o portal traz todas as obras e investimentos realizados na cidade que têm alguma intervenção pública”, explica.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Coinpel, Eduardo Carpena, o portal é dinâmico e funciona como um banco de dados que será atualizado constantemente a partir do andamento das obras.

Atualmente, o material apresenta 302 ações que envolvem o investimento total de cerca de R$ 590 milhões, sendo R$ 87 milhões provenientes de recursos próprios da Prefeitura. As ações são classificadas em três setores: desenvolvimento, social e cidade (infraestrutura).

Funcionamento da ferramenta

O portal irá dispor de duas formas de navegação, uma que apresenta um mapa estilizado de Pelotas com as seis regiões. Ao clicar em uma das regiões abre um espaço com todas as ações do local, com fotos e acesso à imagem no google maps.

A segunda forma de navegação é diretamente por meio das imagens de satélite da cidade, que apresentam ícones nos locais em que há investimentos. Ao passar o mouse, surge uma descrição e ao clicar aparecem as informações com os mesmos detalhes encontrados na descrição da ação no bairro. As ações são agrupadas por tipos, como Pavimentação em asfalto, Empreendimentos econômicos, Praças Públicas, Pré-vestibular nos Bairros, entre outros.

Equipe técnica

O trabalho foi totalmente desenvolvido por servidores da Prefeitura. Coordenado pela assessora especial do Gabinete do Prefeito (GP), Berenice Nunes, e pelo Coordenador de Desenvolvimento da Coinpel, Eduardo Carpena, e desenvolvido pela assessora técnica do GP, Milena Rodrigues, e pela equipe técnica da Coinpel, Leandro Leonardi, Taline Velasques, Rodrigo Barros e Gabriel Dias.