17 Ago 2012 17:40   Redator(a): Joice Lima 025029

CEO Jequitibá completa dois meses

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Jequitibá, primeiro serviço especializado em saúde bucal destinado aos pacientes do SUS no Município, viabilizado pela parceria entra a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), completa dois meses de funcionamento neste sábado (18). Estela Arriada Petruzzi, responsável pela Regulação do serviço, informa que, apesar da UFPel ter entrado em greve poucos dias após a inauguração do CEO, o serviço praticamente não foi prejudicado.

Estela recorda que, embora o Centro tenha sido oficialmente inaugurado em 18 de junho, toda a logística de atendimento já vinha sendo testada desde o início do ano letivo, quando os acadêmicos passaram a receber pacientes encaminhados pelos cirurgiões-dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.

Pacientes atendidos, por especialidade, nos dois últimos meses:

# Periodontia: 46 pacientes

# Endodontia: 65 pacientes

# Cirurgia: 20 pacientes

Além dessas especialidades foram oferecidos atendimentos para pacientes especiais e diagnóstico bucal.

“O tratamento de canal é, de longe, a especialidade com maior demanda, o que demonstra que as pessoas não estão procurando o serviço odontológico no início da doença, quando apenas uma restauração, feita no próprio posto de saúde, resolveria o problema”, salienta Estela.

Segundo a supervisora de Saúde Bucal do município, Mariane Laroque, esse aspecto está sendo trabalhado com ações de prevenção com informação em saúde, como no projeto “Sorrindo no ônibus”; acompanhamento preventivo com a Carteira Odontológica Materno Infantil – lançado pela SMS e Conselho Municipal de Saúde, permite o acompanhamento da saúde bucal nas consultas de pré-natal, da futura mamãe, e do bebê, até os sete anos de idade - e ações nas escolas; o trabalho das Equipes de Saúde Bucal e do Projeto “Sorrindo para o Futuro”, do SESC em parceria com a Prefeitura. “Sem continuados investimentos nessa área, jamais conseguiremos dar conta de todas as necessidades especializadas de um município de mais de 300 mil habitantes como é o caso de Pelotas”, complementa Laroque.

Outra preocupação é levar o serviço odontológico a todos os postos de saúde. “Estamos chegando a 100% das UBSs da zona rural com o serviço e quase 90% na zona urbana”, conta o supervisor de Saúde Bucal da SMS, Leandro Thurow. Ele adianta que o segundo CEO, incluído no Plano Municipal de Saúde, deverá estar disponível no prazo máximo de dois anos.

A porta de entrada para o CEO Jequitibá são as UBSs, e só com o encaminhamento de uma delas o paciente é atendido. Para endodontia (canal), cirurgia e atendimento de pacientes que requerem atenção especial, 14 cirurgiões dentistas estão habilitados e cadastrados para o encaminhamento nas unidades que possuem Programa de Saúde da Família – UBS Barro Duro, UBS Dunas, UBS Py Crespo, UBS Vila Municipal, UBS Vila Princesa, UBS Simões Lopes, UBS Balsa, UBS CSU Cruzeiro, UBS Sanga Funda, UBS Colônia Pedreiras, UBS Cordeiro de Farias, UBS Cerrito Alegre, UBS Fraget e agora também UBS Osvaldo Cruz (D. Pedro I).

O encaminhamento para as especialidades de periodontia (tratamento especializado em gengivas) e estomatologia (diagnóstico de doenças bucais, com ênfase em câncer bucal) pode ser feito por qualquer UBS. A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é responsável pelo agendamento de procedimentos na área de periodontia, endodontia e cirurgia.