06 Set 2012 13:47   Redator(a): Alessandra Meirelles 10052

Pelotas busca habilitação para receber uma seleção na Copa

Representantes do Governo do Estado, o ex-jogador e capitão da seleção brasileira, Emerson Ferreira da Rosa, e o prefeito Adolfo Antonio Fetter conversaram, na manhã de hoje (6), sobre as providências necessárias para que Pelotas possa ser habilitada pela Fifa para receber uma seleção durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Uma série de alterações foram indicadas para que a estrutura seja qualificada. Após a habilitação da Fifa, uma seleção precisa escolher a cidade. A decisão final é da seleção. Essa relação está sendo feita pelo próprio jogador, utilizando seu nome para fazer a indicação.

Pelotas pleiteia há dois anos ser sede de uma das seleções. O Centro de Treinamento Fragata (CT Fragata), de Emerson, seria o utilizado e já está recebendo as melhorias solicitadas para atingir o padrão exigido pela FIFA. O ex-capitão da Seleção garantiu que todas as exigências da Federação de Futebol, com relação ao CT Fragata, serão executadas.

O setor hoteleiro também necessita de adaptações. O jogador solicitou a presença de Fetter em reuniões com um investidor interessado em instalar um hotel em Pelotas. A Fifa aceitará projetos de hotel até o fim de setembro.

O prefeito ainda avaliará a possibilidade de um aditivo para a pavimentação do acesso ao Centro de Treinamento, para o qual já existe projeto, pois faz parte do Distrito Industrial. E lembrou que, com a duplicação da BR 116, já será qualificada uma parte da via lateral para o acesso.

O Brasil conta com 54 cidades classificadas como CTS para a Copa de 2014. Com seis cidades confirmadas, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de CTS do país, atrás apenas de São Paulo, que tem 20. As seis cidades gaúchas com CTS já confirmados no catálogo da Fifa são Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul com dois estádios, Farroupilha, Lajeado e Viamão.

Participaram da reunião o coordenador da Câmara Temática Estádios e Gramados, Ricardo Nunes, a coordenadora da Câmara Temática Meio Ambiente e Sustentabilidade, Angela Bacchieri Duarte, e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aline Fernandes dos Santos.