28 Mar 2015 16:14   Redator(a): Joice Lima 025029

Destaques do Carnaval de Pelotas 2015 recebem troféus

Em uma linda festa animada, primeiro pela cantora pelotense Daniela Brizolara e grupo e ao final pelo Conjunto Vocal Só pra Variar, foram entregues, na noite de sexta-feira (28.03.2015), no Clube Diamantinos, os troféus aos vencedores do Carnaval de Pelotas 2015 e os troféus Estandarte de Ouro Agostinho Trindade, que homenageiam aqueles que se destacaram nas diferentes categorias do evento. A edição 2015 foi realizada de 26 de fevereiro a 1 de março, na zona portuária, em uma parceria da prefeitura de Pelotas com a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap).

O prefeito Eduardo Leite lembrou que não é tarefa fácil lidar com a diversidade de gostos e de expectativas da população, quando o assunto é carnaval. “Mas não podemos deixar de reconhecer o mérito desta festa, que envolve milhares de pessoas da nossa cidade. Por isso o governo municipal segue com a firme disposição de contribuir, para que o poder público e a Assecap, legítima entidade representativa da comunidade carnavalesca, possam construir juntos um Carnaval melhor para todos. Não vamos deixar o samba morrer”, disse o prefeito, que participou da entrega dos troféus.

Presidente da Assecap, Jorge Vasques relatou que durante as quatro noites de evento, mais de 35 mil pessoas cruzaram a Passarela do Samba e por duas noites os ingressos se esgotaram. Ele lembrou que foram realizadas mais de vinte reuniões preparativas entre representantes dos carnavalescos e equipe da Secult. “Finalmente estamos começando a resgatar o tradicional Carnaval de Pelotas. O poder público ouviu os carnavalescos, que participaram da organização da festa. Esse Carnaval foi melhor que o do ano passado, que já tinha sido melhor que o anterior e tenho certeza que vamos continuar melhorando. Vamos nos preparar com antecedência para a próxima edição... Vamos sair daqui já pensando no Carnaval de 2016”, afirmou Vasques.

Para a Assecap, a edição 2015 ficará na história por ter dado os primeiros passos na construção das alternativas e meios para articular os simbolismos culturais e as políticas públicas para o Carnaval de Pelotas. A gestão da festa popular se deu de forma compartilhada. De um lado, a prefeitura, interessada em firmar parcerias, não apenas pelo caráter fomentador e apoiador das iniciativas artísticas e das manifestações da diversidade cultural de considerável significância na cidade, mas também pela possibilidade de ver o Carnaval acontecendo de forma cada vez mais autônoma. De outro lado, a Assecap, cuja administração atual preza para que o Carnaval se reconheça em seu tamanho exato e seja valorizado como prática artística genuína do povo pelotense.

Pela prefeitura, também fizeram a entrega de troféus a vice-prefeita, Paula Mascarenhas, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna e o superintendente de Manifestações Populares da Secullt, Francisco Rangel.

Troféus de campeões:

Na categoria: Escolas de Samba Mirins

Foram avaliadas os quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, tema e enredo, evolução, fantasias e destaques, mestre-sala e porta-bandeira, e também o samba-enredo.

1º lugar: Mocidade do Simões

2º lugar: Explosão do Futuro

3º lugar: Ramirinho

Categoria Blocos Infantis

Foram avaliados os quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, fantasias e destaques, mestre-sala e porta-bandeira.

1º lugar: Pica Pau

2º lugar: Águia Branca

3º lugar: Super Pateta

Ganhadores do Troféu Agostinho Trindade - 2015:

Blocos Infantis:

Mestre sala e porta bandeira: Águia Branca.

Intérprete: Pica Pau

Bateria: Pica Pau

Porta-estandarte: Pica Pau

Comissão de Frente: Super Pateta

Escolas de Samba Mirins

Mestre-sala e porta-bandeira: Explosão do Futuro

Intérprete: Mocidade do Simões

Bateria: Ramirinho

Passistas e cabrochas: Explosão do Futuro

Samba-enredo: Mocidade do Simões

Enredo: Mocidade do Simões

Porta-estandarte: Ramirinho

Comissão de Frente: Mocidade do Simões

*Cada uma das 35 entidades (exceto as vencedoras do certame) recebeu troféu de participação, assim como cada um dos integrantes da cortes hétero e gay - rei momo Márcio Rosa; as rainhas Jéssica Dias e Sawanah Guimarães; e as princesas Jéssica Rodrigues, Any Kelly Mendonça, Patrícia Pedroso e Natiele Oliveira.

Sobre o Troféu Estandarte de Ouro Agostinho Trindade

Instituído, em 1999, através da Lei n. 4387, proposta pelo então vereador Luiz Carlos Matozzo, para homenagear os grandes destaques do Carnaval. Agostinho Trindade foi Rei Momo de Pelotas.