21 Ago 2015 17:25   Redator(a): Tânia Magalhães

Pelotas se engaja ao cluster de tecnologias para a saúde

Diretor da Medical Valley apresentou as diretrizes do projeto

Na manhã desta sexta-feira (21/8/2015), o prefeito Eduardo Leite recebeu o diretor da Medical Valley da Alemanha, Tobias Zobel, e representantes das universidades locais, empresas e hospitais, que vão participar do cluster de tecnologias para a saúde no Rio Grande do Sul. Zobel apresentou ao prefeito as diretrizes do projeto.

A proposta da Medical Valley é a internacionalização de parcerias de fomento à indústria e à pesquisa na área da saúde, criando uma rede de colaboração de estratégias. Cluster, na interpretação local, significa arranjos produtivos. O foco da Alemanha tem dimensão interdisciplinar voltada a equipamentos de imagens, de monitoramento de sinais, de implantes e da oftalmologia.

Zobel, detalhando o desempenho da Alemanha nas estratégias de inovação tecnológica da saúde, informou que a Medical Valley está conectada a esse processo, do qual participam universidades, hospitais, e empresas – todos em cooperação. “A estratégia geral é melhorar a qualidade dos tratamentos e reduzir custos em todas as fases, até a reabilitação”, comentou, salientando que a opção do projeto volta-se aos mercados com maior potencial e nível educacional mais alto, visando à parceria e às combinações das tecnologias que já existem.

A região conta com o Programa de Arranjos Produtivos Locais, que reúne empresas, universidades, lideranças, Corede-Sul, prefeituras, institutos e hospitais. A atuação é em aparelhos auditivos, odontológicos, melhoramento genético animal, análises clínicas, Tecnologia da Informação, cadeiras de rodas motorizadas e manuais, e outros equipamentos e tecnologias. As competências da região devem ser apresentadas à Medical Valley, que dispõe de diversificados projetos.

Por iniciativa do Governo do Estado, o cluster de tecnologias para a saúde, apresentado ao Brasil-RS pela Medical Valley, não será localista, mas terá uma rede de polos – cada um com sua vocação específica, para participar com sua colaboração.

O prefeito Eduardo Leite salientou que Pelotas conta com espaço físico que estará pronto até o final do ano – o Parque Tecnológico, com mais de 7.200 m², oito áreas destinadas a empresas consolidadas, 19 salas para incubação, auditório multiuso, área em expansão e outras instalações.

A programação de Zobel em Pelotas prossegue à tarde, com visita ao Parque Tecnológico e a empresas. Participaram da reunião a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, representantes da UCPel, UFPel, Furg, Contronic, Amplivox, Laboratório Antonello, Detecta DNA, Yller, Lifemed, Hospitalar, Hospital Mãe de Deus e Freedom.

Recorde:

O prefeito Eduardo Leite participou, no dia 11 de agosto, no Palácio Piratini, do ato de assinatura do termo de cooperação - entre o governo do Estado e 44 entidades representativas de universidades, hospitais, empresas, prefeituras, planos de saúde, associações empresariais e setoriais, instituições de apoio, parques tecnológicos e arranjos produtivos locais - para o estabelecimento do cluster de tecnologias para a saúde no Rio Grande do Sul

Além do desenvolvimento de tecnologias, da geração de postos de trabalho e da geração de renda, o objetivo do cluster é impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar os indicadores de saúde da população, trazendo melhoria no atendimento em saúde. A meta é que o Rio Grande do Sul se torne uma referência na geração de conhecimento e na produção de tecnologias a serviço da medicina e da saúde.